Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre a variabilidade espacial dos atributos físicos de latossolos e qualidade da fruta cítrica

Processo: 05/03513-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2005 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:José Marques Júnior
Beneficiário:José Marques Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Física do solo  Geoestatística  Agricultura de precisão  Morfologia do solo  Mapeamento do solo  Frutas cítricas  Qualidade da produção 

Resumo

O estudo das relações solo-paisagem, envolvendo a caracterização da variabilidade espacial de atributos do solo e das plantas, tem se tornado importante à medida que se tenta estabelecer relações de causa e efeito dos padrões de distribuição espacial dos atributos do solo e de frutos. Visto que essas práticas possibilitam melhor adequação das tomadas de decisão, podendo representar diminuição de custos ou aumentos de produção. O objetivo deste trabalho é investigar a variabilidade espacial dos atributos físicos do solo e relacionar com os atributos de qualidade dos frutos cítricos, utilizando técnicas de geoestatística e a relação solo-geomorfologia. A área de estudo localiza-se no município de Gavião Peixoto, SP, em áreas de ocorrência de Latossolo Vermelho distrófico. Será estabelecida uma malha de amostragem, com intervalos regulares de 50 m perfazendo um total de 333 pontos, em uma área de 83,5 hectares (500 x 1640 m). A área será mapeada com base nas formas do relevo. Na intersecção da malha de amostragem, será estabelecida a unidade amostral de 220,5 metros quadrados, com base na escolha de nove plantas de laranja. As amostras de solo e plantas serão coletadas nesta unidade amostral. A planta de citros central da unidade amostral será georreferenciada com equipamento de DGPS. Serão avaliados os atributos físicos do solo: densidade do solo, porosidade, condutividade hidráulica do solo saturado, resistência do solo à penetração e estabilidade dos agregados. E serão coletados 50 frutos maduros, em cada ponto para determinação dos atributos de qualidade dos frutos cítricos, como produção, rendimento em suco, tamanho dos frutos, quantidade dos sólidos solúveis totais, acidez titulável e ratio. Os frutos serão coletados em três épocas diferentes. Os dados serão avaliados estatisticamente pela análise exploratória compreendido a média, mediana, desvio padrão, coeficiente de variação, coeficiente de assimetria e coeficiente de curtose... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, D. S.; MARQUES, JR., J.; PEREIRA, G. T. The use of landforms to predict the variability of soil and orange attributes. Geoderma, v. 155, n. 1-2, p. 55-66, FEB 15 2010. Citações Web of Science: 53.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.