Busca avançada
Ano de início
Entree

Linkdigger-*: serviços de criação de ligações entre informações disponibilizadas na web

Resumo

Para que leitores Web leiam diferentes abordagens de uma mesma informação, é necessário que esses usuários interajam com diferentes provedores de informações e, em cada um deles busquem, uma a uma, a notícia relacionada à que se desejar verificar: Buscando auxiliar essa tarefa, esse projeto tem como objetivo criar serviços que automaticamente definem relacionamentos entre informações relacionadas, com o intuito de auxiliar usuários a consultar diferentes abordagens de informações disponiblizadas por diferentes fontes de informação. Assim esses usuários não precisam navegar por todo o conteúdo do espaço de informação para conhecer informações relacionadas as suas informações de interesse. Pretende-se desenvolver e avaliar protótipos de versões de um serviço de criação automática de ligações entre informações semanticamente similares, LinkDigger. As versões do LinkDiggel; LinkDigger-*, serão desenvolvidas e utilizadas sobre distintas fontes de informação para diferentes tipos de usuários com acesso a diversificados dispositivos eletrônicos. Por exemplo, o LinkDigger-jornais virá a fornecer serviços de criação de ligações a assinantes de jornais eletrônicos interessados em ler suas notícias, por exemplo, a partir de seus telefones celulares. Além do LinkDigger-jornais, o LinkDigger-revistas fornecerá acesso a pesquisadores interessados em ler artigos científicos publicados em revistas científicas eletrônicas ou mesmo em bibliotecas digitais. Poderemos também definir o LinkDigger-provedores para fornecer o serviço de ligações a provedores de informações na Web, para que eles possam, por exemplo, verificar o que a concorrência está publicando. Em outro cenário o serviço de criação de ligações pode ser oferecido a provedores de conteúdo de TV interativa, que descrevem os programas através de guias de programação, LinkDigger-TV Interativa. As informações descritivas fornecidas por provedores de TV interativa e os perfis de usuários podem ser explorados por esse serviço com o intuito de criar conteúdo personalizado que atenda interesses específicos de um determinado usuário. As avaliações dos protótipos e versões criados para o LinkDigger serão realizadas com informações reais e submetidas a usuários reais. Ainda estamos analisando a melhor maneira de realizar essas avaliações, sendo que poderemos vender nossos serviços a provedores de informações na Web, ou até mesmo, poderemos ser os assinantes dos provedores comerciais e fornecer os nossos serviços diretamente aos nossos clientes-assinantes. O projeto apresentado é um projeto inovador que propõe auxiliar a leitura de informações relacionadas. O serviço de criação automática de ligações será um produto comercial disponibilizado na Web ou através de provedores de informações para que leitores possam acessar e ler informações online, em seus dispositivos eletrônicos preferenciais, e assim conseguir inteirar-se, a partir de diferentes pontos de vista, dos acontecimentos sobre seu tema de interesse (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Acceso digital 
Acesso digital 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BULCAO-NETO, RENATO DE FREITAS; CAMACHO GUERRERO, JOSE ANTONIO; SCHOR, PAULO; LOPES, ALESSANDRA STANQUINI; DUTRA, MARCIO BRANQUINHO; MACEDO, ALESSANDRA ALANIZ. Capturing and Relating Multilingual Clinical Cases. JOURNAL OF UNIVERSAL COMPUTER SCIENCE, v. 20, n. 9, p. 1154-1173, . (06/58984-2, 05/60038-5, 03/07968-9, 05/60729-8, 04/12477-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.