Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações dos mecanismos moleculares envolvidos nos processos de infecção de células humanas pelos vírus da dengue

Resumo

A dengue é uma virose transmitida para o ser humano por mosquitos do tipo Aedes em muitas regiões tropicais e subtropicais. Em 2007, ocorreram cerca de 560.000 casos de dengue no país dos quais cerca de 1500 foram de dengue hemorrágica de alto índice de letalidade. A infecção pelos diferentes vírus da dengue ocorre através de procedimentos que envolvem 10 proteínas virais C, prM, E, NS1, NS2A, NS2B, NS3, NS4A, NS4B e NS5 (as funções de algumas destas proteínas permanecem, no momento, desconhecidas porém são proteínas estruturais, proteínas com funções diversas na transferência do material genético do vírus para dentro e para fora da célula, na disponibilização das proteínas a partir do genoma e a produção do material genético). As investigações (por mais de 1700 pesquisadores no país), que se destinam a entender e controlar os procedimentos de infecção pelo vírus da dengue abordam o assunto como sendo de virologia, de saúde publica em geral, de infectologia, de bioquímica, de biologia molecular, de microbiologia, de imunologia, de genética, de parasitologia principalmente. O objetivo do projeto é contribuir no entendimento dos processos que permitem ao vírus da dengue se fundir em células hóspede e de processos que inibem a multiplicação do vírus seja dificultando a sua inserção na célula, seja dificultando a construção de novas partículas virais. No presente projeto, estes procedimentos serão estudados ao nível atômico a partir de informações experimentais disponíveis a respeito das estruturas proteicas 3D, das interações com receptores celulares e de processos de inibição da ação do vírus. Diversos temas principais serão estudados tais como: a estrutura da proteína e nas fases preparatórias à fusão e durante a fusão do vírus na célula e a inibição da fusão tanto nas fases preparatórias, quando mudanças intensas ocorrem nas proteínas virais envolvidas, como na própria fase da fusão. As seguintes técnicas serão usadas: simulações por dinâmica molecular e de mecânica quântica/mecânica molecular, simulações coarse grained. Um portal na internet será desenvolvido na linguagem audiovisual mais adequada para a disponibilização de informações, artigos, vídeos e outros materiais no Portal Paulista da Dengue. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEGREVE, LEO; FUZO, CARLOS A.; CALIRI, ANTONIO. Extended secondary structures in proteins. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1844, n. 2, p. 384-388, FEB 2014. Citações Web of Science: 0.
SOARES, R. O. S.; CALIRI, A. Stereochemical features of the envelope protein Domain III of dengue virus reveals putative antigenic site in the five-fold symmetry axis. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1834, n. 1, p. 221-230, JAN 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.