Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de variáveis eletromiográficas, dinamométricas e cinemáticas em protocolo incremental de corrida na esteira

Processo: 05/02535-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Mauro Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/01546-9 - Análise de variáveis eletromiográficas, dinamométricas e cinemáticas em protocolo incremental de corrida na esteira, BP.TT
Assunto(s):Biomecânica  Joelho  Eletromiografia  Fadiga  Teste de esforço  Frequência cardíaca 

Resumo

Devido à importância da quantificação simultânea das variáveis biomecânicas para análise da fadiga muscular durante a corrida como alternativa de prevenção de lesões, diagnóstico da capacidade física e acompanhamento de programas de treinamento ou reabilitação, o presente estudo tem por objetivos analisar variáveis eletromiográficas (EMG), dinamométricas e cinemáticas durante teste incremental de corrida em esteira, sendo identificado os limiares de fadiga eletromiográfico (EMGLF) dos músculos do tronco e membros inferiores, bilateralmente, para correlacioná-los com os limiares obtidos pela concentração de lactato sangüíneo, e com as variáveis dinamométricas e as cinemáticas dos membros inferiores e tronco em função do tempo de realização do teste. Participarão 20 voluntários saudáveis do sexo masculino, com idade entre 18 a 30 anos, subdivididos em 2 grupos: o grupo controle (GC) (n= 10) constituído por sedentários, e o grupo treinado (GT) (n= 10) constituído por corredores. O protocolo de corrida será realizado em uma esteira equipada com plataforma de força (AMTI) em três dias diferentes com intervalo mínimo de 48 horas. Será utilizado um freqüencímetro (Polar) para aquisição da freqüência cardíaca, um sistema de análise 3D (Peak Motus) para análise cinemática, e um sistema de telemetria (Noraxon) para aquisição do sinal EMG. Para análise do lactato sanguíneo, as amostras de sangue arterializado do lóbulo da orelha serão analisadas por meio de um analisador de lactato... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARINA HELENA WASEM FRAGA; ROBERTO BIANCO; JÚLIO CERCA SERRÃO; CAMILA COELHO GRECO; ALBERTO CARLOS AMADIO; MAURO GONÇALVES. Comparação de protocolos de corrida para determinação de diferentes limiares. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 2, p. 92-96, Abr. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.