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Contruindo e aprimorando material didático tátil e sonoro visando a integração de cegos no ensino fundamental

Resumo

Uma das prioridades atuais das políticas públicas envolvendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental refere-se à integração do aluno com necessidade educacional especial nas atividades cotidianas desenvolvidas em classe regular. No entanto, observa-se o quanto ainda é incipiente o material didático e metodologias para garantirem ao professor segurança e autonomia na aplicação dos conteúdos relativos às ciências geográficas, cartográficas e ambientais para alunos cegos ou com baixa acuidade visual. Com o intuito de contribuir para a amenização desse fato surgiu essa proposta de pesquisa. O principal objetivo deste trabalho é ampliar as possibilidades de uso do software Mapavox na geração de material didático tátil de Geografia e Cartografia, bem como, aprofundar os procedimentos metodológicos de construção e utilização de conjuntos didáticos táteis e sonoros (maquetes, mapas e jogos didáticos) para serem utilizados por professores em aulas integradas e/ou convencional. Este trabalho será desenvolvido através de uma parceria entre pesquisadores da Unesp e UFRJ. Seu procedimento metodológico tem como base a experiência da Equipe da Unesp na área da Cartografia Tátil e da Equipe da UFRJ no sistema de síntese de voz do DOSVOX. A qualidade do material didático tátil gerado será avaliada através de aulas práticas com alunos cegos, com baixa acuidade visual e com acuidade visual normal. O desenvolvimento desta pesquisa poderá resultar em material didático que proporcione ao professor a autonomia necessária para a elaboração de mapas, maquetes e jogos educativos táteis tendo como referência sua realidade local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Ensino de geografia para deficientes visuais