Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e controle de sistemas de potência durante o período transitório

Processo: 05/02542-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rodrigo Andrade Ramos
Beneficiário:Rodrigo Andrade Ramos
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de sistemas dinâmicos  Estabilidade de sistemas 

Resumo

Este projeto concentra-se na análise do comportamento do sistema elétrico de potência (SEP) durante o período transitório, e seu foco principal são os fenômenos relacionados à estabilidade angular a pequenas perturbações. Os problemas analisados nesta pesquisa são o amortecimento de oscilações eletromecânicas de baixa freqüência e o alívio de carga em subfreqüência. Os objetivos principais desta pesquisa são os desenvolvimentos de: a) procedimentos de projeto que forneçam controladores mais eficientes para o amortecimento de oscilações eletromecânicas, a partir da aplicação de técnicas de controle robusto embasadas em ferramentas de otimização restrita por desigualdades matriciais lineares; b) metodologias mais confiáveis (com relação àquelas atualmente disponíveis no mercado) de análise de estabilidade angular de SEP, com base nos conceitos de estabilidade quadrática e de modelagem politópica; c) processos de otimização que resultem em planos de alívio de carga em subfreqüência mais eficazes, utilizando também as ferramentas de desigualdades matriciais lineares. Com relação aos dois primeiros objetivos, o amortecimento de oscilações é feito por controladores chamados de PSSs, que apresentam problemas bem conhecidos para manter seus desempenhos frente a mudanças no ponto de operação do SEP. Pretende-se, de uma maneira geral, utilizar técnicas de controle robusto (baseadas na otimização restrita por desigualdades matriciais lineares) para projetar controladores e avaliar a estabilidade do SEP de maneira robusta com relação a estas variações no ponto de operação. No que se refere ao terceiro objetivo, a determinação de um plano de alívio de carga por subfreqüência é um problema bastante complicado por envolver um número elevado de variáveis e cenários possíveis, adquirindo com isso características combinatórias... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, RODRIGO A. Stability analysis of power systems considering AVR and PSS output limiters. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 31, n. 4, p. 153-159, MAY 2009. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.