Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise limnológica da estrutura espacial dos reservatórios de Chavantes e Salto Grande (rio Paranapanema, SP/PR) e o transporte e sedimentação de nutrientes e sólidos em suspensão

Resumo

O presente projeto tem por objetivo comparar os diferentes compartimentos espaciais dos reservatórios de Chavantes (área 400 km2, volume 9410 hm3, TR 400dias) e Salto Grande (área km2, volume 44,2 hm3, 1,4dias) em quatro épocas do ano em base a características físicas, químicas e biomassa fitoplanctônica (clorofila-a), e avaliar os processos de exportação/retenção e sedimentação de nutrientes (nitrogênio e fósforo total) e sedimentos em suspensão. Os reservatórios estão localizados no trecho superior-médio do rio Paranapanema (SP-PR) e fazem parte de uma série de 11 represas no mesmo rio construídas para a geração de energia elétrica. Trimestralmente, a partir de outubro de 2005, serão medidos em seis diferentes pontos de cada reservatório (região lacustre e tributários) a transparência da água (disco de Secchi) e perfis verticais de temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e o potencial de óxido-redução (sonda Horiba U22), bem como obtidas amostras do sedimento (draga Van Veen) para determinação das características granulométricas (peneirado úmido), porcentagem de matéria orgânica (perda de peso por ignição), concentração de fósforo (digestão com HCl) e nitrogênio (método de Kjeldhal). Nos mesmos pontos, em quatro profundidades nos pontos de reservatório e superfície das margens esquerda, direita e centro dos pontos fluviais, serão coletadas amostras de água para efetuar análises da concentração de sólidos em suspensão orgânicos e inorgânicos (Cole, 1979), nitrato (Mackereth et al., 1989), nitrito, (Golterman et al., 1978), amônio (Koroleff, 1976), orto-fosfato (Strickland & Parsons, 1960), silicato (Golterman et al., 1978), nitrogênio e fósforo total (Valderrama, 1981) e clorofila a (Talling & Driver, 1963)... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERBICHE-NEVES, GILMAR; ROMERO FERREIRA, ROSA ANTONIA; NOGUEIRA, MARCOS GOMES. Phytoplankton structure in two contrasting cascade reservoirs (Paranapanema River, Southeast Brazil). BIOLOGIA, v. 66, n. 6, p. 967-976, 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.