Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da expressão e caracterização bioquímica e funcional do antígeno reconhecido pelo anticorpo monoclonal TRA 54 no aparelho reprodutor masculino

Processo: 05/04007-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Beneficiário:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica médica  Andrologia  Fertilidade  Epididimo  Espermatozoides  Antígenos  Anticorpos monoclonais 

Resumo

O processo de fecundação em mamíferos depende de uma seqüência de eventos que culmina na ativação do oócito pelo espermatozóide. Os espermatozóides que deixam os túbulos seminíferos são pouco móveis e incapazes de fecundar in vivo. Algumas das proteínas secretadas pelo epidídimo são incorporadas pelo espermatozóide e serão futuramente envolvidas na ligação do espermatozóide à zona pelúcida ou membrana plasmática do oócito. A identificação e caracterização das moléculas intrínsecas ao espermatozóide ou recebidas durante a maturação epididimária podem ser úteis para se ampliar o conhecimento acerca dos mecanismos capazes de preparar o espermatozóide para a fecundação. O anticorpo monoclonal (Amc) TRA 54 reconhece uma molécula em espermátides testiculares de camundongos C57BL6 com idade igual ou superior a 24 dias pós-parto e também no citoplasma apical das células epiteliais da cabeça do epidídimo. Estudos anteriores revelaram que o antígeno reconhecido pelo Amc TRA 54 é liberado para o fluido epididimário e incorporado pelos espermatozóides durante o processo de maturação epididimária. A expressão do antígeno nos dois tipos celulares (germinativo e somático) são fenômenos independentes, sendo a expressão do antígeno nas células epididimárias dependente da ação da testosterona. O objetivo deste estudo é ampliar os estudos acerca do controle da expressão e caracterizar bioquímica e funcionalmente este novo antígeno específico do trato reprodutor masculino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARROTEIA, KELEN FABIOLA; BARBIERI, MAINARA FERREIRA; MARTINS FERREIRA SOUZA, GUSTAVO HENRIQUE; TANAKA, HIROMITSU; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; HYSLOP, STEPHEN; ALVARES, LUCIA ELVIRA; VIOLIN DIAS PEREIRA, LUIS ANTONIO. Albumin Is Synthesized in Epididymis and Aggregates in a High Molecular Mass Glycoprotein Complex Involved in Sperm-Egg Fertilization. PLoS One, v. 9, n. 8 AUG 1 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.