Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes de isolados clínicos de Porphyromonas gingivalis expressos diferencialmente na formação de biofilme, usando Differential Display PCR

Processo: 05/04064-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Maria Regina Lorenzetti Simionato
Beneficiário:Maria Regina Lorenzetti Simionato
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais  Microbiologia oral  Bactérias  Porphyromonas gingivalis  Streptococcus gordonii  Biofilmes  Expressão gênica  Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR) 

Resumo

Porphyromonas gingivalis é um bacilo anaeróbio Gram negativo envolvido com o início e progressão de formas severas de doenças periodontais. Embora inúmeros estudos tenham demonstrado uma associação íntima desta bactéria com doenças periodontais, muitos aspectos desta associação permanecem não completamente entendidos. Assim, o isolamento e detecção de P. gingivalis em baixa proporção em sítios sadios, aliados ao fato de ser detectado em proporções quase similares em bolsas periodontais progressivas e naquelas com profundidade inalterada, pode ser um indicativo de uma espécie heterogênea com sub-populações tanto de baixo como de alto potencial de virulência. P. gingivalis é um colonizador tardio ou secundário do biofilme oral, sendo que S. gordonii é um dos principais colonizadores iniciais da placa aos quais P. gingivalis adere. Uma vez estabelecida em um biofilme, a bactéria pode apresentar aspectos fenotípicos distintos daqueles observados no estado planctônico. Cada uma das etapas de formação do biofilme representa desafios únicos para as células bacterianas, que respondem exibindo uma expressão organizada de um discreto conjunto de genes. Assim a proposta deste estudo é analisar a capacidade de formação de biofilme de P. gingivalis isolados de diferentes condições periodontais, assim como verificar o perfil de expressão gênica destes isolados, tanto no estado planctônico como estabelecidos no biofilme, através da metodologia de Differential Display Reverse transcription-PCR. Uma vez identificados os genes expressos diferencialmente, deverão ser construídas linhagens mutantes para uma posterior análise da função destes genes na formação ou estrutura do biofilme formado por P. gingivalis. (AU)