Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico aeróbio na asma: avaliação em modelos experimentais

Processo: 05/04413-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reabilitação (terapêutica médica)  Treinamento físico  Asma 

Resumo

A asma é uma doença crônica das vias aéreas, com alta prevalência e a reabilitação pulmonar tem um papel relevante na melhora do paciente. O treinamento físico (TF) é parte do programa de reabilitação pulmonar e é realizado pelo fisioterapeuta respiratório. Apesar da alta prevalência da asma, a compreensão dos benefícios do exercício físico em pacientes asmáticos é pequena se comparada com pacientes com DPOC. Em vista disto, o objetivo do presente estudo é avaliar o efeito de diferentes intensidades de TF na inflamação pulmonar alérgica crônica em modelos experimentais. Para isto, serão estudados camundongos e cobaias que, após sensibilização pulmonar alérgica crônica, serão submetidos a um programa de TF. O uso de duas espécies animais é necessária devido às características de hiperresposividade brônquica e resposta imunológica alérgica de cada espécie. A sensibilização pulmonar alérgica será realizada com exposição crônica à ovoalbumina (OVA) por via inalatória. O TF será realizado em esteira ergométrica e os animais serão adaptados à esteira e submetidos a um teste ergométrico. Posteriormente, os animais serão submetidos a um programa de TF com intensidade moderada (50%) ou alta (75%). Ao término do programa de TF, os animais serão sacrificados e será realizado o lavado broncoalveolar (BAL) e a histopatologia pulmonar. O número total e parcial de células e os níveis plasmáticos e no BAL de mediadores inflamatórios serão quantificados. Além disto, em outros grupos de animais submetidos às mesmas condições, será avaliada a mecânica respiratória após broncoprovocação à metacolina e/ou à broncoconstrição induzida por hiperpnéia (similar à broncoconstrição induzida pelo exercício). Para cada parâmetro avaliado, será realizada a análise de variância (ANOVA) para dois fatores (two-way) e o nível de significância será estabelecido para p<0,05... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, R. P.; SILVA, R. A.; OLIVEIRA-JUNIOR, M. C.; GREIFFO, F. R.; LIGEIRO-OLIVEIRA, A. P.; MARTINS, M. A.; CARVALHO, C. R. F. Exercise Deactivates Leukocytes in Asthma. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 35, n. 7, p. 629-635, JUN 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.