Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de formação de s-nitrosoproteínas a partir de óxido nítrico em células. Importância de metais de transição e espécies reativas

Resumo

S-nitrosação, adição de um grupo nitroso em um tiol, afeta a atividade, associação e localização subcelular de proteínas de diferentes classes funcionais e influencia vários processos fisiológicos, fortalecendo-se como um novo mecanismo de biossinalização dependente de óxido nítrico (*NO). Entretanto, pouco se sabe sobre princípios químicos em s-nitrosação como cinética, seletividade e especificidade e se estes são consistentes com processos regulatórios, gerando um prudente ceticismo para a aceitação definitiva desta modificação pós-traducional como mecanismo de sinalização. Realmente, a maioria das evidências de s-nitrosação em sinalização é decorrente de estudos explorando consequências biológicas de s-nitrosação de proteínas específicas. Entendemos que para estudar fundamentos químicos de sinalização é necessário conhecer mecanismos de s-nitrosação celular a partir de óxido nítrico. Recentes esforços neste sentido mostram que a formação de s-nitrosoproteínas em células coincide com deoxigenação e guarda correlação direta com dinitrosilo complexos de ferro (DNIC) e espécies reativas de oxigênio (ROS). Considerando estas descobertas, nesta proposta pretende-se estudar os mecanismos químicos de s-nitrosação celular a partir de óxido nítrico livre. Este é o objetivo geral da proposta. As seguintes metas específicas serão investigadas: (1) delinear as condições experimentais/fisiológicas específicas em que s-nitrosação ocorre a partir de óxido nítrico em células; Numa segunda fase, após determinar as condições experimentais específicas em que DNIC e ROS promovem s-nitrosação, planeja-se (2) investigar os mecanismos químicos específicos pelos quais DNIC e ROS promovem s-nitrosação; (3) discriminar e identificar as principais proteínas que são exclusivamente s-nitrosados via DNIC e via ROS. Espera-se que estes estudos permitam exercer controle sobre tempo, perfil e extensão dos processos nitrosativos em células pela manipulação das condições e das espécies relevantes. Adicionalmente, com a identificação de s-nitrosoproteínas sob condições conhecidas, será possível associar s-nitrosação de proteínas específicas a condições e mecanismos químicos específicos, conferindo um grau de seletividade ainda não disponível em s-nitrosação. Este controle poderá beneficiar estudos de transdução de sinais de óxido nítrico via s-nitrosação em geral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, FERNANDO CRUVINEL; CONDELES, ANDRE LUIS; BUENO LOPES, ANGELICA KODAMA; FACCI, ROMULO RODRIGUES; LINARES, EDLAINE; TRUZZI, DANIELA RAMOS; AUGUSTO, OHARA; TOLEDO, JR., JOSE CARLOS. The labile iron pool attenuates peroxynitrite-dependent damage and can no longer be considered solely a pro-oxidative cellular iron source. Journal of Biological Chemistry, v. 293, n. 22, p. 8530-8542, . (10/00550-2, 13/07937-8)
DAMASCENO, FERNANDO CRUVINEL; FACCI, ROMULO RODRIGUES; DA SILVA, THALITA MARQUES; TOLEDO, JR., JOSE CARLOS. Mechanisms and kinetic profiles of superoxide-stimulated nitrosative processes in cells using a diaminofluorescein probe. Free Radical Biology and Medicine, v. 77, p. 270-280, . (10/00550-2, 11/09009-5, 13/07937-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: