Busca avançada
Ano de início
Entree

Implante primário de lente intraocular para o tratamento da catarata congênita

Processo: 09/53284-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2010 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Lottelli Rodrigues
Beneficiário:Antonio Carlos Lottelli Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Catarata  Afácia  Ambliopia  Implante de lente intraocular  Qualidade da assistência à saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afacico | Ambliopia | Catarata Congenita | Implante Primario De Lio | Lente Intra Ocular | Reflexo Vermelho
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_218_166_166.pdf

Resumo

A catarata congênita é a principal causa de cegueira recuperável na primeira infância. Sua detecção precoce é feita pelo teste do reflexo vermelho, obrigatório por lei no Estado de São Paulo desde 2007. A realização do teste permite o diagnóstico precoce da catarata congênita, no entanto é preciso também dar seguimento, realizando adequadamente o tratamento cirúrgico e combate à ambliopia. O tratamento cirúrgico deve ser realizado em centros habituados ao tratamento da criança com catarata. Habitualmente nos dois primeiros anos de vida, a criança é deixada afácica. O combate a ambliopia da criança afácica, com óculos, apresenta uma série de desvantagens que podem levar à baixa aderência ao tratamento com desenvolvimento visual inadequado. Outra alternativa para o combate à ambliopia do afácico são as lentes de contato, mas as que dispomos não são viáveis para tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Justifica-se assim a busca por tratamentos cirúrgicos mais eficazes e que facilitem o combate à ambliopia. O implante de lente intraocular (LIO) primário tem essa característica, no entanto, os altos índices de complicação tornaram o procedimento controverso. A atual evolução de técnicas e materiais, contudo, vem tornando o implante cada vez mais aceitável e com resultados encorajadores, mostrando inclusive que ele diminui a incidência de glaucoma no pós-operatório. Este projeto tem o objetivo geral de fortalecer nosso centro de tratamento da catarata infantil (CTCI/FMB/Unesp) e específico para avaliar segurança, eficácia e efetividade do tratamento da catarata congênita com implante primário de LIO nos pacientes SUS, utilizando técnicas e materiais adequados à criança. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOTTELLI, ANTONIO CARLO. Predicting future axial length in patients with paediatric cataract and primary intraocular lens implantation. EUROPEAN JOURNAL OF OPHTHALMOLOGY, v. 31, n. 4, p. 2095-2100, . (09/53284-0)
LOTTELLI, ANTONIO CARLOS; SILVA, VIRGILIO FIGUEIREDO; QUEIROZ, MARJORIE FORNAZIER NASCIMENTO. Surgical outcomes of primary intraocular lens implantation for the treatment of aphakia in pediatric cataracts in the Brazilian public health system. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 86, n. 3, p. 7-pg., . (09/53284-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.