Busca avançada
Ano de início
Entree

Vínculo universidade e Sistema Único de Saúde: intervenção sistemática na assistência a pacientes com asma

Processo: 09/53225-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2010 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Luisa Karla de Paula Arruda
Beneficiário:Luisa Karla de Paula Arruda
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Asma  Terapêutica  Assistência à saúde  Sistema Único de Saúde 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_220_168_168.pdf

Resumo

A asma é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo. No Brasil, a prevalência de sintomas de asma entre escolares é de cerca de 20%, entretanto a asma ainda é subdiagnosticada em nosso meio. O presente Projeto visa estabelecer uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Preto para agir de forma sinérgica com os profissionais da área de saúde, capacitando médicos, farmacêuticos, enfermeiros, atendentes de enfermagem e agentes comunitários de saúde no diagnóstico e manejo de pacientes com asma. Além disso, iniciar uma ação ampla de educação em asma junto à população do município, com foco no reconhecimento de sinais e sintomas, conhecimento da existência de tratamento em longo prazo e informações sobre riscos associados à asma. Será realizada capacitação geral para profissionais de saúde de todas as Unidades Básicas de Saúde da prefeitura, com foco no médico não especialista em asma, que incluirá realização de palestras, produção e divulgação de vídeos, CDs, material didático e protocolos clínicos e de regulação. Em um dos cinco distritos de saúde, o distrito norte, será realizado em paralelo programa de capacitação personalizada, em que cada um dos pesquisadores ‘adotará’ uma unidade básica e desenvolverá atividades que incluem: acompanhamento do atendimento a pacientes com asma com o médico não especialista, assistência por telefone ou e-mail para dúvidas de conduta, discussão de casos clínicos de asma, palestras curtas com os profissionais de saúde da unidade sobre asma. As medidas de desfecho serão: idas a pronto-socorro por crise de asma, e o consumo de medicamentos para asma. A intervenção proposta neste trabalho pode resultar em diminuição da morbidade e mortalidade por asma, e em melhora acentuada da qualidade de vida de pacientes com asma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, JANAINA; MORENO, ADRIANA; FERRIANI, VIRGINIA; ARAUJO, ANA CARLA; VIANNA, ELCIO; BORGES, MARCOS; ROXO, JR., PERSIO; GONCALVES, MARCOS; MELLO, LUANE; PARREIRA, ROSA; SILVA, JORGETE; STEFANELLI, PATRICIA; PANAZOLO, LARISSA; CETLIN, ANDREA; QUEIROZ, LUANA; ARAUJO, ROSANGELA; DIAS, MARINA; ARAGON, DAVI; DOMINGOS, NELIO; ARRUDA, L. KARLA. University and public health system partnership: A real-life intervention to improve asthma management. JOURNAL OF ASTHMA, v. 54, n. 4, p. 411-418, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.