Busca avançada
Ano de início
Entree

Contracepção hormonal em mulheres com o vírus da imunodeficiência humana: farmacocinética e segurança metabólica

Processo: 09/53147-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2010 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Rui Alberto Ferriani
Beneficiário:Rui Alberto Ferriani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dispositivos anticoncepcionais  HIV  AIDS  Antirretrovirais  Farmacocinética 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_220_168_168.pdf

Resumo

A pandemia global do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tem aumentado na' população do sexo feminino em idade reprodutiva. O planejamento familiar em mulheres vivendo com HIV deve ser eficaz a fim de se reduzir a morbi-mortalidade materna e neonatal associada a curtos intervalos inter-gestacionais, e de reduzir transmissão vertical, que é responsável por 85% dos casos de AIDS em menores de 13 anos de idade. Em 2008, O Ministério da Saúde do Brasil decidiu pela iniciação do uso de antirretrovirais (ARV) mais precocemente, levando a um aumento de pessoas que vivem com HIV e fazem uso de terapia ARV altamente eficaz. No entanto, o uso simultâneo de contracepção hormonal (CH) e de ARV pode interferir na biodisponibilidade destas duas medicações, alterando a eficácia de ambas. Atualmente, não dispomos de estudos que avaliaram os principais contraceptivos hormonais (CH) disponíveis em uso concomitante com a maioria dos esquemas de ARV utilizados no país, o que faz com que a prescrição de CH nestas mulheres necessite de mais evidências para garantir segurança metabólica e contraceptiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAGAZINI, CONRADO S.; BAHAMONDES, MARIA VALERIA; ROCHA PRANDINI, TATIANA R.; BRITO, MILENA BASTOS; AMARAL, ELIANA; BAHAMONDES, LUIS; DUARTE, GERALDO; QUINTANA, SILVANA MARIA; FERRIANI, RUI ALBERTO; VIEIRA, CAROLINA SALES. Bleeding patterns of HIV-infected women using an etonogestrel-releasing contraceptive implant and efavirenz-based or lopinavir/ritonavir-based antiretroviral therapy. EUROPEAN JOURNAL OF CONTRACEPTION AND REPRODUCTIVE HEALTH CARE, v. 21, n. 4, p. 285-289, AUG 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.