Busca avançada
Ano de início
Entree

Abubação NPK para videira cultivar niagara rosada

Processo: 05/03410-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2006 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Maurilo Monteiro Terra
Beneficiário:Maurilo Monteiro Terra
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação  Fertilizantes  Fruticultura  Uva  Niágara Rosada  Jundiaí (SP) 

Resumo

Em três experimentos em campo, pretende-se estudar a resposta da videira 'Niagara Rosada' à adubação com NPK no período de abril de 2006 a abril de 2008. O delineamento experimental será de blocos ao acaso, no esquema fatorial fracionado ½ (4x4x4). Os tratamentos serão formados pelas combinações de frações das doses (R) de fertilizantes recomendadas para videira no Estado de São Paulo. As doses de N serão 0; 0,5xR; 1,0xR e 1,5xR, as de fósforo 0; 0,5xR; 1,0xR e 1,5xR e as de potássio 0; 0,5xR; 1,0xR e 1,5xR. Serão avaliados o crescimento, produção (quantidade e qualidade) e nutrição das videiras, assim como os efeitos da aplicação dos fertilizantes sobre alguns atributos químicos do solo. Além de estudar as respostas da cultura à adubação com N, P e K, estabelecendo funções de produção, pretende-se subsidiar a revisão das recomendações de adubação de videira, especialmente para as condições de cultivo da região Jundiaí. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ ANTONIO JUNQUEIRA TEIXEIRA; MARCO ANTONIO TECCHIO; MARA FERNANDES MOURA; MAURILO MONTEIRO TERRA; ERASMO JOSÉ PAIOLI PIRES; JOSÉ LUIZ HERNANDES. Alterações em atributos químicos de um solo submetido à adubação e cultivado com videira 'Niagara Rosada'. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 33, n. 3, p. 983-992, Set. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.