Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronização e implantação da técnica de PCR em tempo real para o diagnóstico da Hepatite B

Resumo

A hepatite B é um problema em todo mundo, sendo que cerca de 2 bilhões de pessoas estão infectadas e, dessas, em torno de 350 milhões tornam-se portadoras crônicas. O diagnóstico laboratorial da infecção pelo HBV é feito com base na pesquisa dos marcadores virais, presentes no soro de pacientes infectados, tanto na fase aguda quanto crônica. Os testes de biologia molecular são imprescindíveis para o acompanhamento do tratamento, avaliação de presença de cepas mutantes pré core e determinação de casos de hepatite B oculta. O objetivo desse trabalho é padronizar e implantar a técnica de PCR em tempo real (TaqMan PCR) para a hepatite B. Essa técnica será utilizada com fins específicos e terá como foco central o atendimento da rede pública de tratamento e referência do estado de São Paulo. O Instituto Adolfo Lutz como importante laboratório de referência estadual, deve incorporar técnicas de diagnóstico em sua rotina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE TORRES SANTOS, ANA PAULA; LEVI, JOSE EDUARDO; LEMOS, MARCILIO FIGUEIREDO; CALUX, SAMIRA JULIEN; OBA, ISABEL TAKANO; MOREIRA, REGINA CELIA. An in-house real-time polymerase chain reaction: standardisation and comparison with the Cobas Amplicor HBV monitor and Cobas AmpliPrep/Cobas TaqMan HBV tests for the quantification of hepatitis B virus DNA. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 111, n. 2, p. 134-140, . (09/53086-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.