Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de indicadores entomológicos de dengue em regiões do estado de São Paulo, Brasil

Processo: 09/53123-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Virgília Luna Castor de Lima
Beneficiário:Virgília Luna Castor de Lima
Instituição-sede: Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores entomológicos  Incidência  São Paulo  Dengue  Vírus da dengue  Controle de vetores  Aedes aegypti 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_238_177_178.pdf

Resumo

Apesar de a única estratégia de controle da transmissão de dengue, atualmente disponível, ser a diminuição dos níveis de infestação vetorial, uma lacuna no conhecimento que vem sendo apontada pelos especialistas é relativa a indicadores entomológicos que estimem a densidade real de A. aegypti e que seja representativa de risco epidêmico de dengue. Isto dificulta a utilização desses indicadores no planejamento das ações de controle. Objetivo- avaliar e relacionar entre si e medir custo dos indicadores entomológicos (índices tradicionais, índice de adulto, índice de ovos, índice de pupas, índice de produtividade e produtividade pupal demográfica), como também relacionar estes com a prevalência de infecção nos mosquitos coletados e com a incidência de dengue no período do estudo. Metodologia- serão medidos todos esses indicadores entomológicos mensalmente em áreas de dois municípios durante 18 meses. Será feito inquérito sorológico em amostra da população dessas áreas no início do estudo e repetido após períodos de 6 meses utilizando MACELlSA, ELISA IgG e IHA. Será, também, acompanhada coorte dos participantes do inquérito para detectar episódio de dengue. A relação dos diversos indicadores entre si será analisada através de modelo de regressão linear. Também serão utilizados testes de correlação para avaliar a relação entre os indicadores e os coeficientes de incidência e os dados abióticos. Resultados esperados- espera-se que com os resultados desse estudo os gerentes dos programas de controle tenham subsídios para optar, em termos de informações a serem obtidas e custo, entre os indicadores entomológicos estudados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, GERSON LAURINDO; DONALISIO, MARIA RITA; STEPHAN, CELSO; LOURENCO, ROBERTO WAGNER; ANDRADE, VALMIR ROBERTO; ARDUINO, MARYLENE DE BRITO; CASTOR DE LIMA, VIRGILIA LUNA. Spatial Distribution of the Risk of Dengue and the Entomological Indicators in Sumare, State of Sao Paulo, Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 8, n. 5 MAY 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.