Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e monitoramento das demandas judiciais para o tratamento da artrite reumatóide e psoríase - PSAR

Processo: 09/53084-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2010 - 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Luciane Cruz Lopes
Beneficiário:Luciane Cruz Lopes
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Artrite reumatoide  Psoríase  Fármacos  Assistência farmacêutica  Terapêutica  Sistema Único de Saúde 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_257_188_188.pdf

Resumo

Os medicamentos biológicos vêm representando, nos últimos anos, exemplo de componente de alta especificidade de ação terapêutica e elemento de incremento de custo para os procedimentos de atenção à saúde do Estado de São Paulo. Este projeto tem como objetivos avaliar a utilização dos medicamentos biológicos, indicados para o tratamento de artrite reumatoide e psoríase, obtidos por via judicial, no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2008, quanto à pertinência da indicação e dos fatores necessários à adequada condução da terapêutica. Serão analisados os processos judiciais impetrados contra o governo do Estado de São Paulo para recebimento desses medicamentos, utilizando como base para pesquisa o SCJ - sistema de informações das ações judiciais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, considerando-se as entradas nas Varas da Fazenda Pública da capital, e o banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde. As fontes de dados constituídas pelos sítios eletrônicos do Sistema Único de Saúde, e bases de dados Lilacs, PubMed, MedLine, Centro Cochrane, serão consultadas. Complementarmente, entrevistas com parcela de pacientes que demandaram medicamentos serão realizadas para auferir relato sobre a evolução de sua doença e efeitos adversos relacionados aos medicamentos demandados. Após processamento e análise dos dados pretende-se extrair indicadores que permitam diagnóstico das ações judiciais atendidas frente às indicações consolidadas na literatura e ao reconhecimento e adesão a protocolos de utilização nestas indicações, para esses medicamentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, LUCIANE CRUZ; DO NASCIMENTO SILVEIRA, MIRIAM SANCHES; DE CAMARGO, IARA ALVES; BARBERATO-FILHO, SILVIO; DEL FIOLI, FERNANDO DE SA; SERPA OSORIO-DE-CASTRO, CLAUDIA GARCIA. Biological drugs for the treatment of psoriasis in a public health system. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 4, p. 651-661, AUG 2014. Citações Web of Science: 4.
DO NASCIMENTO SILVEIRA, MIRIAM SANCHES; DE CAMARGO, IARA ALVES; SERPA OSORIO-DE-CASTRO, CLAUDIA GARCIA; BARBERATO-FILHO, SILVIO; DEL FIOL, FERNANDO DE SA; GUYATT, GORDON; DE CAMARGO, MAYARA COSTA; LOPES, LUCIANE CRUZ. Adherence to guidelines in the use of biological agents to treat psoriasis in Brazil. BMJ OPEN, v. 4, n. 3 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.