Busca avançada
Ano de início
Entree

Funções sensoriais envolvidas no julgamento visual por escalonamento psicofísico

Processo: 13/04049-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Marcelo Fernandes da Costa
Beneficiário:Marcelo Fernandes da Costa
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Andre Russowsky Brunoni ; Balazs Vince Nagy
Assunto(s):Psicofísica 

Resumo

Estamos propondo uma série de experimentos que visam o estudo de como características de estimulação e de fisiologia sensorial, para aspectos básicos do processamento visual, influenciam no julgamento por escalonamento psicofísico, principalmente por estimativa de magnitude direta. O projeto está dividido em três grandes blocos de experimentação: experimentos chamados de básicos, cujos objetivos são os de abordar como elementos sensoriais básicos para a visão espacial como contraste e resolução espacial podem interferir nos julgamentos para estímulos simples, como retas e círculos; experimentos chamados de exploração metodológica, nos quais buscamos manipular experimentalmente fatores como valores de referência, indução de sensações como tamanho induzindo distância; o terceiro bloco propõe aplicações para estes experimentos buscando estudar o julgamento de estímulos visuais em diferentes classes de doenças psicológicas e do desenvolvimento visual, como a depressão maior, em parceria com o Hospital Universitário da USP, em ambliopia e em sujeitos com baixa visão por diferentes condições oculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, MARCELO FERNANDES; GADDI, CARLO MARTINS. A power law study of the edge influence on the perceived filling-in brightness magnitude. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 32, n. 1 SEP 18 2019. Citações Web of Science: 0.
MARCELO FERNANDES COSTA; CARLO MARTINS GADDI. A power law study of the edge influence on the perceived filling-in brightness magnitude. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 32, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.