Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da variação do teor de Al nas propriedades de ligas do sistema Cu-Al-Mn-Ag

Resumo

Neste projeto pretende-se estudar o efeito da variação do teor de Al nas propriedades de ligas do sistema quaternário Cu-Al-Mn-Ag, na região rica em cobre e no intervalo de existência da transformação eutetóide. As transformações de fase e as fases presentes nas diversas temperaturas serão analisadas utilizando-se metalografia por microscopia óptica (MO) e eletrônica de varredura (MEV), calorimetria exploratória diferencial (DSC), difratometria de raios X (DRX), ensaios de tensão-deformação, análise por dispersão de energias de raios X (EDXS), medidas de variação da resistividade elétrica com a temperatura e medidas de variação da microdureza com a temperatura e o tempo. As propriedades magnéticas do sistema serão avaliadas utilizando-se medidas de magnetização em função do campo magnético e da temperatura. Os resultados obtidos permitirão que se estude a interação Ag-Mn e Al-Mn no sistema Cu-Al-Mn-Ag e sua influência nas propriedades termomecânicas e magnéticas das ligas e no tamanho dos nanoprecipitados da fase Cu2AlMn. A variação na concentração de Al em ligas do sistema Cu-Al-Mn-Ag permitirá o estudo das diferentes transformações de fase presentes no intervalo de composições avaliado, do efeito da concentração de Al sobre a decomposição espinodal, das diferentes estruturas da fase martensítica produzidas em função da concentração de Al e as mudanças provocadas em suas temperaturas características (Ms, Mf, As e Af), da variação das propriedades magnéticas em função do teor de Al e, principalmente, do comportamento das propriedades mecânicas das ligas em função da concentração de Al. O efeito memória de forma também deve sofrer variações em função da concentração de Al presente no sistema de ligas em estudo. Além disso, a proposta de pesquisa permitirá ao pesquisador ampliar e complementar a infra-estrutura de pesquisa já existente e financiada pelo programa Jovem Pesquisador da FAPESP, proc. 2011/11041-4. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, L. S.; SOUZA, J. S.; SILVA, R. A. G. Effects of Ag addition on phase transitions, microstructures and solder/copper interfaces of Sn99.1-xCu0.9Agx alloys. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 136, n. 6, p. 2205-2210, JUN 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.