Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema, avaliação da densidade de plantas e condutividade elétrica da solução nutritiva na produção de batata-semente em aeroponia

Processo: 12/50786-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:Thiago Leandro Factor
Beneficiário:Thiago Leandro Factor
Instituição-sede: Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produção agrícola  Batata  Sementes  Hidroponia  Aeroponia  Densidade de plantio  Condutividade elétrica 

Resumo

Os métodos tradicionais de produção de batata semente básica atualmente utilizados no Brasil, normalmente substrato, apresentam como principal desvantagem a baixa eficiência produtiva, o que contribui sobremaneira para elevar os custos de produção da cultura da batata. Assim, boa parte da batata semente básica ainda é importada. Além do alto custo e da dependência de material propagativo proveniente de outros países, corre-se o risco de introduzir organismos fitopatogênicos exóticos em nosso território. Recentemente, uma das principais estratégias para aumentar a taxa de multiplicação e produção de batata semente de alta sanidade é o uso de sistemas hidropônicos, dentre os quais destaca-se a aeroponia. Nesse sistema pode se alcançar produtividade até 5 vezes maior do que o verificado nos sistemas tradicionais em substrato. Entretanto, pela recente introdução no país, avaliado somente na forma de protótipo, ainda há necessidade de aprimoramento e adaptação para escala comercial de cultivo, assim como a necessidade de estudos sobre manejo cultural e nutricional da cultura nesse sistema, visando a disseminação e adoção por produtores e empresas especializadas em produção de batata semente do Estado de São Paulo e Brasil. Assim sendo, o objetivo deste projeto será o de desenvolver sistema aeropônico, assim como avaliar a influência da densidade (100, 66, 44, 25 plantas m2) e condutividade elétrica da solução nutritiva (1,0, 2,0, 3,0 e 4,0 dS m"1) sobre a produtividade de minitubérculos de batata semente, em duas épocas de cultivo, na região Nordeste do Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Papas en racimos 
Batata em cachos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALORI, ALEX HUMBERTO; FACTOR, THIAGO LEANDRO; FELTRAN, JOSE CARLOS; WATANABE, EDUARDO YUJI; DE MORAES, CAROLINA CINTO; VILLANI PURQUERIO, LUIS FELIPE. Seed potato minituber production in an aeroponic system under tropical conditions: electrical conductivity and plant density. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, v. 41, n. 17, p. 2200-2209, 2018. Citações Web of Science: 0.
ALEX HUMBERTO CALORI; THIAGO LEANDRO FACTOR; JOSÉ CARLOS FELTRAN; EDUARDO YUJI WATANABE; CAROLINA CINTO DE MORAES; LUÍS FELIPE VILLANI PURQUERIO. Electrical conductivity of the nutrient solution and plant density in aeroponic production of seed potato under tropical conditions (winter/spring). Bragantia, v. 76, n. 1, p. 23-32, Mar. 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.