Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema, avaliação da densidade de plantas e condutividade elétrica da solução nutritiva na produção de batata-semente em aeroponia

Resumo

Os métodos tradicionais de produção de batata semente básica atualmente utilizados no Brasil, normalmente substrato, apresentam como principal desvantagem a baixa eficiência produtiva, o que contribui sobremaneira para elevar os custos de produção da cultura da batata. Assim, boa parte da batata semente básica ainda é importada. Além do alto custo e da dependência de material propagativo proveniente de outros países, corre-se o risco de introduzir organismos fitopatogênicos exóticos em nosso território. Recentemente, uma das principais estratégias para aumentar a taxa de multiplicação e produção de batata semente de alta sanidade é o uso de sistemas hidropônicos, dentre os quais destaca-se a aeroponia. Nesse sistema pode se alcançar produtividade até 5 vezes maior do que o verificado nos sistemas tradicionais em substrato. Entretanto, pela recente introdução no país, avaliado somente na forma de protótipo, ainda há necessidade de aprimoramento e adaptação para escala comercial de cultivo, assim como a necessidade de estudos sobre manejo cultural e nutricional da cultura nesse sistema, visando a disseminação e adoção por produtores e empresas especializadas em produção de batata semente do Estado de São Paulo e Brasil. Assim sendo, o objetivo deste projeto será o de desenvolver sistema aeropônico, assim como avaliar a influência da densidade (100, 66, 44, 25 plantas m2) e condutividade elétrica da solução nutritiva (1,0, 2,0, 3,0 e 4,0 dS m"1) sobre a produtividade de minitubérculos de batata semente, em duas épocas de cultivo, na região Nordeste do Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Papas en racimos 
Batata em cachos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALORI, ALEX HUMBERTO; FACTOR, THIAGO LEANDRO; FELTRAN, JOSE CARLOS; WATANABE, EDUARDO YUJI; DE MORAES, CAROLINA CINTO; VILLANI PURQUERIO, LUIS FELIPE. Seed potato minituber production in an aeroponic system under tropical conditions: electrical conductivity and plant density. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, v. 41, n. 17, p. 2200-2209, . (12/50786-8)
ALEX HUMBERTO CALORI; THIAGO LEANDRO FACTOR; JOSÉ CARLOS FELTRAN; EDUARDO YUJI WATANABE; CAROLINA CINTO DE MORAES; LUÍS FELIPE VILLANI PURQUERIO. Condutividade elétrica da solução nutritiva e densidade de plantas na produção de batata-semente em aeroponia em condições tropicais de cultivo (inverno/primavera). Bragantia, v. 76, n. 1, p. 23-32, . (12/50786-8)
CALORI, ALEX H.; FACTOR, THIAGO L.; FELTRAN, JOSE C.; DE ARAUJO, HUMBERTO S.; PURQUERIO, V, LUIS F.. Can nitrogen reduction be used to increase seed potato minituber production in an aeroponic system?. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, . (12/50786-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.