Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmos e suporte em hardware para o projeto da máquina virtual OpenISA

Processo: 12/50732-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:Edson Borin
Beneficiário:Edson Borin
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura e organização de computadores  Sistemas complexos 

Resumo

OpenISA é uma arquitetura de computador que está sendo desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Computação da Unicamp como parte de uma estratégia para reduzir o déficit da balança comercial brasileira no setor de eletroeletrônicos. O seu desenvolvimento em conjunto com a máquina virtual OpenISAVM permitirá que sistemas complexos, incluindo sistemas operacionais, ferramentas de produtividade e científicas sejam executados de forma transparente em diferentes arquiteturas, eliminando a vínculo do software nacional com as arquiteturas proprietárias de empresas estrangeiras. Este projeto visa investigar o estado da arte e propor novos algoritmos e suporte em hardware para implementar a máquina virtual OpenISAVM de forma que as aplicações compiladas para OpenISA sejam emuladas de forma eficiente em arquiteturas atuais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AULER, RAFAEL; MILLANI, CARLOS EDUARDO; BRISIGHELLO, ALEXANDRE; LINHARES, ALISSON; BORIN, EDSON. Handling IoT platform heterogeneity with COISA, a compact OpenISA virtual platform. CONCURRENCY AND COMPUTATION-PRACTICE & EXPERIENCE, v. 29, n. 22, SI NOV 25 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.