Busca avançada
Ano de início
Entree

Life experiences of patients who have completed tuberculosis treatment: a qualitative investigation in Southeast Brazil

Processo: 13/11613-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Rosely Moralez de Figueiredo
Beneficiário:Rosely Moralez de Figueiredo
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Infectologia  Tuberculose  Terapêutica  Tratamento farmacológico  Publicações de divulgação científica  Artigo científico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psychosocial Effects | Qualitatiy study | Therapeutics | Tuberculosis | Infectologia

Resumo

A tuberculose (TB) representa um grande desafio para a saúde pública e não pode ser vista apenas como números. Ela necessita ser vista a partir de outros significados em razão do medo, sofrimento e constrangimento que carrega, afetando com vigor além do físico, o estado emocional do doente. Objetivos: Analisar as vivências psicossociais de pacientes que foram tratados por TB em município do interior de São Paulo, Brazil. Utilizou-se a metodologia clínico-qualitativa, uma vez que se buscam os significados atribuídos pelos sujeitos. Fizeram parte do estudo 15 pessoas que haviam concluído o tratamento por TB. O fechamento da amostra se deu pelo critério de saturação de informações. Como técnica de coleta de dados foram utilizadas semidirected interviews with in-depth open-ended questions. O tratamento dos dados baseou-se no método de análise de conteúdo modalidade temática. Constatou-se que a doença ainda provoca sofrimento nos doentes pelos medos regarding to transmissão, preconceito social e da morte. Os familiares e a equipe de saúde geralmente têm oferecido suporte para os pacientes e estes são imprescindíveis para a conclusão do tratamento. No entanto, há relatos de amigos e colegas de trabalho que se afastam por medo do contágio e/ou por preconceito. A falta de conhecimento sobre a doença e sua forma de transmissão está presente nas falas dos entrevistados, os quais parecem tornar-se agentes da reprodução do estigma da doença. O afastamento do trabalho durante o tratamento pode acontecer em decorrência das condições de saúde ou também para minimizar constrangimentos. Os relatos apontam que a doença causou marcas psicossociais em suas vidas, que se sentem mais cansados para as atividades e que passaram a valorizar mais as questões de saúde. Os profissionais de saúde devem conhecer as repercussões que o tratamento da TB acarreta na vida psicossocial do doente. Com isso, estabelecer estratégias para minimizar tais efeitos como, possibilitar momentos de compartilhamento das angústias, sofrimentos e de alterações biopsicossociais. Além disso, reforçar ações de educação em saúde visando o empoderamento dos pacientes e familiares sobre a doença, de forma a romper o círculo vicioso de desinformação e preconceito instalados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA DIAS, ANA ANGELICA; FALCAO DE OLIVEIRA, DANIELA MARIA; TURATO, EGBERTO RIBEIRO; DE FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. Life experiences of patients who have completed tuberculosis treatment: a qualitative investigation in southeast Brazil. BMC PUBLIC HEALTH, v. 13, . (13/11613-3)