Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste paralelo de programas concorrentes

Resumo

A computação na atualidade é considerada pervasiva e distribuída. Sistemas computacionais estão presentes em diferentes setores da sociedade e interagem para melhorar nossa qualidade de vida. A programação concorrente está presente em tais sistemas, oferecendo primitivas para a interação (comunicação e sincronização) de processos. Estas primitivas são muito utilizadas e são responsáveis por defeitos difíceis de serem revelados, pois tais defeitos são fortemente influenciados pelo não determinismo inerente à programação concorrente. O teste de programas concorrentes insere-se nesse contexto como uma atividade essencial à busca de defeitos, valendo-se de critérios de teste específicos e do apoio de ferramentas de teste. O projeto TestPar, em desenvolvimento no ICMC/USP, visa aprimorar o teste de programas concorrentes, porém, um problema ainda está em aberto: o alto custo de aplicação deste teste. Este projeto de pesquisa em particular aborda o problema do custo, propondo a paralelização da atividade de teste estrutural de programas concorrentes desenvolvidos nos paradigmas de passagem de mensagens e memória compartilhada. O principal objetivo da paralelização é a redução do tempo de resposta do teste, reduzindo-se com isso o custo sem reduzir a qualidade em termos de cobertura do código fonte. As investigações consideram o processo de teste como um todo, incluindo modelos, critérios e a ferramenta de teste ValiPar. A equipe de desenvolvimento conta com a contribuição de pesquisadores da Universidade de Southampton/UK e da Universidade Nova de Lisboa. Alunos da graduação e da pós-graduação também estão envolvidos neste projeto. As principais contribuições deste projeto são: (1) melhorar a eficácia da atividade de teste de programas concorrentes, reduzindo seu custo sem perder qualidade e (2) disponibilizar uma plataforma paralela voltada a este tipo de teste, a qual contribuirá diretamente com a indústria, as pesquisas e o ensino em Engenharia de Software, Computação Paralela e Sistemas Distribuídos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, SILVANA MORITA; DE SOUZA, SIMONE DO ROCIO SENGER; SARMANHO, FELIPE SANTOS; LOPES DE SOUZA, PAULO SERGIO. Contributions for the structural testing of multithreaded programs: coverage criteria, testing tool, and experimental evaluation. SOFTWARE QUALITY JOURNAL, v. 26, n. 3, SI, p. 921-959, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
SOUZA, S. R. S.; SOUZA, P. S. L.; BRITO, M. A. S.; SIMAO, A. S.; ZALUSKA, E. J. Empirical evaluation of a new composite approach to the coverage criteria and reachability testing of concurrent programs. SOFTWARE TESTING VERIFICATION & RELIABILITY, v. 25, n. 3, SI, p. 310-332, MAY 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.