Busca avançada
Ano de início
Entree

Alvos litoestruturais pré-racianos da Zona Transversal (domínio central) da Província Borborema

Processo: 13/09484-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Benjamim Bley de Brito Neves
Beneficiário:Benjamim Bley de Brito Neves
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Edilton José dos Santos ; William Randall van Schmus
Assunto(s):Geotectônica  Geocronologia  Evolução tectônica  Paleoproterozoico  Arqueano 

Resumo

A província Borborema ocupa o nordeste setentrional da Plataforma Sul-Americano, do extremo norte e nordeste da Bahia (ao sul) á fronteira Ceará-Piauí, ao norte e noroeste. Constitui o amálgama/colagem de um sistema de orógenos ramificados do Neoproterozóico, com muitos "altos" estruturais e tectônicos do embasamento Paleoproterozóico e do Arqueano, de diversas origens e dimensões. Nestes últimos são conhecidas ocorrências de "seed nuclei" arqueanos, e há várias indicações outras, de diferentes modos de mais alguns outros núcleos antigos, todos demandando investigações geológicas e geocronológicas de melhor quilate. Esta região de dobramentos apresenta uma configuração em leque de suas linhas estruturais, fruto de uma marcante tectônica de "escape tectonics", de forma que todas suas linhas estruturais chegam diagonalmente à linha de costa nordestina. Além da extensão destas estruturas e litotipos na plataforma continental (estreita e irregular), se sabe da continuidade no território africano entre Gana (cidade de Acra) até o norte do Gabão (cidade de Bata). Que rochas do Arqueano (e do sistema Sideriano) estão inseridas como relíquias neste contexto Neoproterozóico, nós temos aprendido e temos gradativamente testemunhado. O retrabalhamento tectônico, magmático e termal impostos pelos ciclos pós-Arqueano é o que temos observado sistematicamente. Além da tentativa/pesquisa de novas ocorrências de protólitos arqueanos, o retrabalhamento dos mesmos está entre as pretensões dos signatários deste projeto de pesquisa. Estamos cientes de que será uma contribuição a mais, oportuna e inadiável.A área selecionada para a pesquisa nos próximos dois anos engloba a subprovíncia central, ou Zona Transversal, postada entre os paralelos 6º 30´S e 8º 30´S (e entre os meridianos 34º 30´ W e 40º 30´W). Ali estão partes de cerca de 30 folhas de mapeamento geológico 1/100.000, (recém completados) sempre acompanhadas muito de perto. Os autores conhecem ocorrências de litotipos do Arqueano e do Sideriano nas subprovíncias ao norte (Segmento Setentrional, Ceará Central) e ao sul (Segmento Meridional, maciço PE-AL, embasamento dos sistemas Riacho do Pontal e Sergipano) da Zona Transversal. A ideia é destacar todos os prováveis alvos dessas ocorrências na Zona Transversal, com o subsídio de pesquisas anteriores e dos novos mapas 1/100.000, e aprimorar o conhecimento dos mesmos em termos de extensão e de papel na evolução crustal. Em síntese, aprimorar este conhecimento pré-Riaciano.Os proponentes têm delongada experiência na geologia e geocronologia da província, e pretendem utilizar adequadamente as características dos métodos geocronológicos Sm-Nd (pathfinder) e U-PB, Laser Ablation (para identificar idades de litotipos e/ou procedências) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENJAMIM BLEY DE BRITO NEVES; WILLIAM RANDALL VAN SCHMUS; LAURO CÉZAR MONTEFALCO DE LIRA SANTOS. Alto Moxoto Terrane, a fragment of Columbia supercontinent in the Transversal Zone interior: Borborema Province, Northeast Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 50, n. 2, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.
DE BRITO NEVES, BENJAMIM BLEY; DOS SANTOS, EDILTON JOSE; FUCK, REINHARDT ADOLFO; MONTEFALCO LIRA SANTOS, LAURO CESAR. A preserved early Ediacaran magmatic arc at the northernmost portion of the Transversal Zone central subprovince of the Borborema Province, Northeastern South America. BRAZILIAN JOURNAL OF GEOLOGY, v. 46, n. 4, p. 491-508, DEC 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.