Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do perfil de metilação, instabilidade genômica e expressão de RNAm de genes relacionados com doenças cardiovasculares em camundongos suplementados com metionina

Processo: 13/02365-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Lusânia Maria Greggi Antunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrigenômica  Epigenômica  Mutagênese  Metionina  Metilação de DNA  Doenças cardiovasculares 

Resumo

A deficiência nutritiva durante o período embrionário é um problema presente em muitas populações. Sabe-se que a falta de nutrientes em gestantes é um dos mecanismos que podem influenciar tanto a saúde da mãe, como do recém-nascido. Durante o processo reprodutivo o genoma de mamíferos sofre uma profunda reprogramação dos padrões de metilação nas células germinativas e nos primeiros momentos pré-implantação do embrião. Vários compostos bioativos dos alimentos, como metionina, colina, ácido fólico, vitaminas B6 e B12, podem modular a metilação do DNA em mamíferos. Problemas ocorridos durante o período embrionário ainda podem favorecer o aparecimento de doenças durante toda a vida do indivíduo. Estudos sugerem que um dos mecanismos mais influenciados, neste período, pela dieta é o processo de metilação do DNA. Sabe-se também que problemas na metilação do DNA influenciam a expressão de genes e a instabilidade genômica, relacionadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Portanto, o presente estudo poderia contribuir para o entendimento de como genes com regiões promotoras ricas em ilhas CpG, poderiam se comportar em organismos em período gestacional, submetidos à dieta com diferentes concentrações de metionina, o mais importante doador de grupamento metil. Além disso, serão avaliados os efeitos de dietas suplementada ou deficiente em metionina sobre alterações epigenéticas do DNA, expressão gênica, instabilidade genômica e marcadores bioquímicos em camundongos fêmeas após o período gestacional, bem como em seus descendentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AISSA, ALEXANDRE FERRO; DO AMARAL, CATIA LIRA; VENANCIO, VINICIUS PAULA; MACHADO, CARLA DA SILVA; HERNANDES, LIVIA CRISTINA; DA SILVA SANTOS, PATRICK WELLINGTON; CURI, RUI; PIRES BIANCHI, MARIA DE LOURDES; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Methionine-supplemented diet affects the expression of cardiovascular disease-related genes and increases inflammatory cytokines in mice heart and liver. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 80, n. 19-21, SI, p. 1116-1128, 2017. Citações Web of Science: 2.
AISSA, ALEXANDRE FERRO; URSULA HERMOGENES GOMES, TARSILA DAYSY; ALMEIDA, MARA RIBEIRO; HERNANDES, LIVIA CRISTINA; CASTANIA DARIN, JOANA D'ARC; PIRES BIANCHI, MARIA LOURDES; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Methionine concentration in the diet has a tissue-specific effect on chromosomal stability in female mice. Food and Chemical Toxicology, v. 62, p. 456-462, DEC 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.