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Desenvolvimento do assoalho de um veículo elétrico puro em função de suas características aerodinâmicas, térmicas e mecânicas

Processo: 12/51376-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de dezembro de 2013 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Fábio Zilse Guillaumon
Beneficiário:Fábio Zilse Guillaumon
Empresa:Electric Dreams Engenharia da Mobilidade Ltda
Município: São José dos Campos
Assunto(s):Dissipação de energia 

Resumo

Este projeto visa avaliar o desenvolvimento de um assoalho otimizado para veículos elétricos puros. Tais tipos de veículos, em especial os que já nasceram em seu projeto como elétricos (existem também os veículos eletrificados, cuja plataforma advém de veículos tradicionais), permitem um trabalho aerodinâmico bem mais aprimorado em seu assoalho em função de suas características construtivas e a simplicidade de seus sistemas, como a inexistência, por exemplo, de caixa de câmbio, eixo carda, sistema de escapamento, etc. O veículo que será ensaiado e equipado com o assoalho inovador é do tipo roadster com habitáculo aberto. Como proposta de otimização, as baterias serão alojadas no assoalho do veículo, de tal maneira que o mesmo funcione como um dissipador térmico passivo das reações exotérmicas das baterias, tendo também funções aerodinâmicas que contribuirão positivamente para a dinâmica veicular. Para alcançar este objetivo, serão conduzidos estudos paramétricos utilizando-se de ensaios em túnel de vento e análises numéricas em dinâmica dos fluidos computacional. Os resultados do ensaio em túnel e da análise numérica serão confrontados para validação e; calibração dos dados obtidos através de simulação. Esta metodologia reduz em muito a quantidade de ensaios necessária em túnel de vento, significando sensível redução de custos na pesquisa e no desenvolvimento. A parametrização do estudo garante a validade dos resultados independentemente do tipo de bateria utilizada no veículo elétrico, uma vez que estaremos estudando o comportamento do sistema em função de variáveis tais como velocidade de escoamento do ar e fluxo de calor no assoalho. Desta maneira este projeto possibilita adquirir conhecimento para aplicação destes resultados em ampla gama de veículos elétricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Os desafios no Brasil