Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre relações de flutuações quânticas usando Qubits supercondutores

Processo: 12/51589-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Convênio/Acordo: NSF e Program on Materials World Network (MWN)
Pesquisador responsável:Amir Ordacgi Caldeira
Beneficiário:Amir Ordacgi Caldeira
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria quântica  Supercondutividade  Computação quântica  Bit quântico  Teorema de flutuação-dissipação 

Resumo

Avanços na fabricação e controle de sistemas em escalas micro e nanométricas têm proporcionado uma série de experimentos elaborados para explorar os conceitos da teoria quântica em um dos seus limites mais importantes: a dinâmica dissipativa de uma partícula quântica. Dentre os sistemas físicos propostos até então, aqueles envolvendo dispositivos supercondutores têm se destacado especialmente pelo controle e diversidade de aplicação alcançados. De fato, recentes experimentos têm demonstrado que tais sistemas podem ser construídos, por exemplo, para se comportarem como átomos artificiais, cujas características podem ser alteradas in situ, ou para codificarem os elementos chave para a implementação da computação quântica: o bit quântico. No aspecto teórico, tais observações experimentais têm fomentado de maneira apreciável a investigação da dinâmica de sistemas quânticos dissipativos. Em especial, uma crescente atenção tem ocorrido para estudos relacionando flutuações observadas em sistemas fora do equilíbrio com variações de grandezas termodinâmicas. Tais resultados têm sido denominados como Teoremas de Flutuações e têm na igualdade de Jarzynski, uma igualdade relacionando a diferença de energia livre entre estados de equilíbrio com a média da exponencial do trabalho realizado no processo imposto ao sistema, o seu maior paradigma. Além disso, o que se verificou nas duas últimas décadas é que o estudo de teoremas de flutuações proporcionou um refinamento no entendimento da segunda lei da termodinâmica e irreversibilidade. O projeto apresentado propõe uma colaboração teórico-experimental para abordar teoremas de flutuações em sistemas quânticos dissipativos. O sistema escolhido para a condução da investigação será o de circuitos contendo dispositivos supercondutores que, por apresentarem facilidade de design, fabricação e controle, representam candidatos naturais para esta finalidade. Além disso, todos os pesquisadores envolvidos apresentam mais de cinco anos de experiência na área. O mérito desta proposta é abordar problemas de fronteira do conhecimento ao tentar realizar a primeira verificação experimental de relações de flutuações para sistemas quânticos e apresentar protocolos teóricos que possam ser aplicados para casos gerais de sistemas abertos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROUXINOL, F.; HAO, Y.; BRITO, F.; CALDEIRA, A. O.; IRISH, E. K.; LAHAYE, M. D. Measurements of nanoresonator-qubit interactions in a hybrid quantum electromechanical system. Nanotechnology, v. 27, n. 36 SEP 9 2016. Citações Web of Science: 18.
BRITO, FREDERICO; WERLANG, T. A knob for Markovianity. NEW JOURNAL OF PHYSICS, v. 17, JUL 31 2015. Citações Web of Science: 17.
BRITO, FREDERICO; ROUXINOL, FRANCISCO; LAHAYE, M. D.; CALDEIRA, AMIR O. Testing time reversal symmetry in artificial atoms. NEW JOURNAL OF PHYSICS, v. 17, JUL 3 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.