Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de ferramentas biotecnológicas em goiabeira (Psidium guajava L.) visando a resistência a Meloidogyne enterolobii

Processo: 13/07094-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Jean Carlos Cardoso
Beneficiário:Jean Carlos Cardoso
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/17372-8 - Obtenção de plantas autotetraploides de goiabeira (Psidium guajava), BP.TT
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal  Resistência genética vegetal  Biotecnologia de plantas  Hibridação vegetal  Cruzamento vegetal  Goiaba  Nematoides parasitos de plantas  Meloidogyne 

Resumo

A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma importante frutífera do Brasil. O relato da ocorrência de Meloidogyne enterolobii, um nematóide polífago e importante patógeno de diferentes culturas se constitui, atualmente, na maior ameaça a goiabicicultura no Brasil, sendo necessário direcionar o melhoramento genético de cultivares para obtenção de resistência a esse parasita e ou a obtenção de porta enxertos resistentes e compatíveis com a goiabeira, já que ainda não foram relatadas fontes de resistência a esse nematóide em Psidium guajava. No entanto, há identificados acessos de araçazeiro amarelo e vermelho (Psidium cattleyanum) que mostraram resistência a M. enterolobii. Da mesma maneira, algumas tentativas de cruzamentos interespecíficos entre a goiabeira e o araçá também não tem resultado em sucesso. Nesse sentido, a utilização de ferramentas biotecnológicas que visem auxiliar a obtenção de embriões híbridos entre o araçá e a goiaba pode ser uma alternativa para viabilizar e acelerar o processo de melhoramento genético da goiabeira visando a resistência a M. enterolobii. Os objetivos do presente projeto será utilizar de diferentes ferramentas biotecnológicas como o resgate de embriões imaturos após a polinização in situ, a cultura ovários polinizados in vitro, e a obtenção de autotetraplóides em goiabeira, na tentativa de viabilizar a realização de cruzamentos com o araçazeiro, além de trabalhos de microenxertia entre o araçá e a goiabeira. O uso das ferramentas biotecnológicas pode resultar na ampliação dos conhecimentos sobre as duas espécies, bem como viabilizar a obtenção de plantas híbridas que poderão ser utilizadas diretamente como novas cultivares, ou mesmo, pela sua utilização em cruzamentos controlados em programas de melhoramento convencional da goiabeira e obtenção de porta enxertos compatíveis entre a goiabeira e os híbridos obtidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, JEAN CARLOS; COSTA, BRUNA TEIXEIRA; DE ALMEIDA, EDUARDO JOSE. Pollination and in vitro germination of seeds for interspecific hybridization of Psidium guajava and Psidium cattleianum. EUPHYTICA, v. 213, n. 7 JUL 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.