Busca avançada
Ano de início
Entree

II Simpósio Internacional de Linguística funcional

Processo: 13/11116-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 14 de agosto de 2013 - 16 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale
Beneficiário:Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso  Sintaxe  Funcionalismo  Pragmática  Semântica 

Resumo

O início do II SILF se dará com a realização de um curso introdutório, intitulado "As correntes funcionalistas contemporâneas", a ser ministrado por Daniel Garcia Velasco, da Universidade de Oviedo, nos dois dias anteriores à abertura do Simpósio (12 e 13). O curso, direcionado a alunos de graduação e de pós-graduação, terá duração de 06 h/a.Para os dias de realização do Simpósio (14 a 16), estão previstas cinco conferências, quatro delas com pesquisadores vindos do exterior, em que o tema do simpósio "A constituição do significado nos níveis morfossintático, semântico e pragmático" será discutido a partir das quatro diferentes correntes funcionalistas a que os convidados se filiam: Gramática de Construções (Adele Goldberg), Gramática Sistêmico-Funcional (Christian Matthiessen), Gramática Discursivo-Funcional (Daniel Garcia Velasco) e Gramática do Papel e Referência (Robert Van Valin). Na conferência de encerramento, a convidada Maria Helena de Moura Neves tratará da importância da noção de 'nível' para a caracterização das correntes funcionalistas em geral. Estão previstas, ainda, duas mesas-redondas. A primeira versará sobre o alcance da Gramática de Construções para a descrição do português. A outra mesa-redonda tratará da relação entre Funcionalismo e Linguística Computacional, interface ainda pouco explorada no estado e em seus programas de pós-graduação. Estão previstas também seis sessões temáticas, nas quais se pretende congregar os grupos de pesquisa funcionalistas de São Paulo e de diferentes regiões do país que se dedicam a um tema comum (Gramática de Construções, Gramática Discursivo-Funcional, Gramática Sistêmico-Funcional, Tipologia Linguística), ou às pesquisas em áreas de interface, como Funcionalismo e Linguística Textual e Funcionalismo e Linguística Cognitiva. Para as sessões de comunicações individuais, estão previstos dois horários, em uma média de 10 sessões concomitantes, e uma sessão de pôsteres, específica para alunos de graduação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA BEZERRA DE MENEZES HIRATA-VALE; TAÍSA PERES DE OLIVEIRA. Funcionalismo(s) em Linguística: interface(s) entre morfossintaxe, semântica e pragmática na descrição e análise de língua(s). DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 33, n. 1, p. III-XIV, Mar. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.