Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de catalisadores químicos heterogêneos na transesterificação de miscela etanólica de óleo de soja

Resumo

Este projeto visa dar continuidade a uma linha de pesquisa sobre a extração de óleo de grãos com etanol, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Óleos e Gorduras da ESALQ. Graças aos auxílios de pesquisa FAPESP nº 04/15164-0 e nº 08/58334-3, viabilizaram-se a obtenção do óleo de soja em extrator de bancada e em escala semi-piloto e a transesterificação enzimática e com catalisadores químicos homogêneos das miscela oleosa, gerando pedido de patente depositado no INPI. A proposta deste trabalho é promover a transesterificação de miscelas etanólicas de óleo de soja sob catálise heterogênea, visando um processo mais limpo que forneça produtos finais (biodiesel e glicerol) de maior qualidade e valor agregado. O fosfato de potássio tribásico (K3PO4) será o catalisador utilizado na condução do estudo central, que envolve a variação das condições do sistema objetivando sua otimização. Os critérios para essa seleção visaram um catalisador que melhor se enquadrasse nos requisitos impostos pela reação, que apresentasse maior produtividade e cuja utilização fosse factível em escala laboratorial e industrial. Pretende-se comprovar a viabilidade técnica da produção de biodiesel a partir da transesterificação da miscela óleo:etanol, sem necessidade de refino do óleo. Será adotado o planejamento experimental e a metodologia de análise de superfícies de resposta para a seleção das melhores condições de processo, tendo como respostas o rendimento e a qualidade do biodiesel. Serão também realizados ensaios de reações utilizando-se os catalisadores adicionais dos tipos peneira molecular e argila mesoporosa em parceria com a UFPR. O biodiesel produzido será caracterizado conforme recomendação da Agência Nacional de Petróleo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO-BORGES, LARISSA BRAGA; SARTIM, MARCO AURELIO; GIL, CLAUDIA CARRENO; SAMPAIO, SUELY VILELA; VIEGAS RODRIGUES, PAULO HERCILIO; BISMARA REGITANO-D'ARCE, MARISA APARECIDA. Sacha inchi seeds from sub-tropical cultivation: effects of roasting on antinutrients, antioxidant capacity and oxidative stability. JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY-MYSORE, v. 55, n. 10, p. 4159-4166, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.
BUENO-BORGES, LARISSA BRAGA; DE CAMARGO, ADRIANO COSTA; SANGALETTI-GERHARD, NAIANE; PEREIRA DOS SANTOS, GRASIELA CRISTINA; DE ALENCAR, SEVERINO MATIAS; SHAHIDI, FEREIDOON; BISMARA REGITANO-D'ARCE, MARISA APARECIDA. A Highly Stable Soybean Oil-Rich Miscella Obtained by Ethanolic Extraction as a Promising Biodiesel Feedstock. JOURNAL OF THE AMERICAN OIL CHEMISTS SOCIETY, v. 94, n. 8, p. 1101-1109, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.