Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto do absenteísmo na assistência prestada por profissionais de enfermagem nos distritos de saúde do município de Ribeirão Preto/SP

Resumo

Objetiva-se analisar o absenteísmo da equipe de enfermagem nas unidades de Pronto Atendimento (PA) dos cinco Distritos de Saúde de Ribeirão Preto/SP entre os anos de 2010 e 2013, com o intuito de conhecer, identificar e analisar os tipos e as causas de absenteísmo, bem como a freqüência de ocorrência por categoria profissional, por vínculo empregatício e turno de trabalho por horas não trabalhadas; identificar e descrever as semelhanças e/ou diferenças em relação ao absenteísmo entre os PAs dos cinco Distritos; analisar a percepção da equipe de enfermagem sobre absenteísmo e seu impacto na assistência em cada um dos cinco Distritos de Saúde. O projeto visa fortalecer a Política de Recursos Humanos (RH) considerando as potencialidades e fragilidades da equipe de enfermagem frente ao absenteísmo. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, descritivo e exploratório e será realizado por meio de entrevistas com informantes-chave nos cinco PAs de Ribeirão Preto/SP. A fase empírica será por meio de etapa descritiva quantitativa por meio de dados provenientes de fontes secundárias levantados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com trabalhadores da rede de serviços de saúde do município. A princípio, será trabalhado com o universo de cada PA conforme a categoria profissional. Atualmente, conta-se corri urna população de 73 enfermeiros, 75 técnicos de enfermagem e 238 auxiliares de enfermagem, segundo dados coletados na SMS em setembro de 2012. Os dados quantitativos serão analisados e apresentados em tabelas de frequência por meio da utilização do programa Software Statistica Advanced e os dados qualitativos serão analisados utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Destaca-se a importância deste estudo para as investigações de impacto e otimização de RH de acordo com as políticas e estratégias operacionais que possibilitem de maneira racional e condizente ao melhor desempenho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRO, DENISE; MACHADO ZACHARIAS, FABIANA COSTA; FABRIZ, LUCIANA APARECIDA; SCHONHOLZER, TATIELE ESTEFANI; VALENTE, SILVIA HELENA; BARBOSA, SARA MARIA; VIOLA, CAROLINA GRIGOLATO; PINTO, IONE CARVALHO. Absenteeism in the nursing team in emergency services: implications in care. Acta Paulista de Enfermagem, v. 31, n. 4, p. 399-408, JUL-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.