Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação do registro paulista de tratamento cirúrgico do câncer de pulmão

Processo: 12/51764-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Ricardo Mingarini Terra
Beneficiário:Ricardo Mingarini Terra
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/20260-7 - Implementação do registro paulista de tratamento cirúrgico do câncer de pulmão, BP.TT
Assunto(s):Pulmão  Neoplasias pulmonares  Registros médicos  Complicações pós-operatórias 

Resumo

O câncer de pulmão é a neoplasia maligna mais frequentemente diagnosticada em todo o mundo. Seu tratamento cirúrgico é a melhor abordagem disponível nos estágios iniciais, contudo, está associado a morbi-mortalidade considerável. Logo, o controle de qualidade do tratamento realizado através de um banco de dados unificado é imperativo para gestão pública adequada e melhoria de indicadores. O objetivo deste estudo é analisar os resultados da implantação do Registro Paulista de Tratamento Cirúrgico do Câncer de Pulmão. O desfecho principal será avaliar a qualidade dos dados capturados, comparando os resultados do Registro com os prontuários das instituições participantes. Este será um estudo longitudinal no qual as instituições participantes farão o preenchimento prospectivo online do banco de dados que, será desenvolvido pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP a partir do software do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Fundação Oncocentro de São Paulo. Esse banco de dados conterá informações demográficas dos pacientes com neoplasia de pulmão submetidos a tratamento cirúrgico, além de dados de estadiamento clínico e patológico, comorbidades, procedimentos realizados, evolução pós-operatória, morbidade, mortalidade e recidiva da neoplasia. As informações registradas serão auditadas para averiguar a qualidade dos dados. Semestralmente serão enviados aos participantes boletins contendo os dados coletados, comparando suas instituições ao todo. A percepção dos participantes quanto a praticidade do instrumento, processo de coleta de dados e relevância dos dados do boletim será avaliada por questionário encaminhado às instituições participantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAURICELLA, LETICIA L.; COSTA, PRISCILA B.; SALATI, MICHELE; PEGO-FERNANDES, PAULO M.; TERRA, RICARDO M. Measurement of the Inter-Rater Reliability Rate Is Mandatory for Improving the Quality of a Medical Database: Experience with the Paulista Lung Cancer Registry. JOURNAL OF THE AMERICAN COLLEGE OF SURGEONS, v. 226, n. 6, p. 1128-1136, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.