Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ultrassonográfica de nervos periféricos em pacientes com hanseníase, antes e após o tratamento específico

Processo: 13/05095-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Marcello Henrique Nogueira-Barbosa
Beneficiário:Marcello Henrique Nogueira-Barbosa
Instituição-sede: Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Marco Andrey Cipriani Frade
Assunto(s):Infecções por Mycobacterium  Hanseníase  Diagnóstico por imagem  Ultrassonografia  Sistema nervoso periférico 

Resumo

O Brasil é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como de alta endemicidade para a hanseníase (prevalência de 29.761 casos em 2010, WHO 2011) e o diagnóstico precoce é de suma importância na evolução da doença. Adicionalmente, sabe-se que o tratamento poliquimioterápico cura a infecção pelo bacilo Mycobacterium leprae, porém não evita a doença em seus aspectos imunopatológicos. Especialmente os episódios reacionais, que constituem complicação frequente necessitando atendimento especializado e internação hospitalar, e como consequência mais relevante pode conduzir a lesões neurológicas graves determinando incapacidades físicas irreversíveis. Considerando a importância da neuropatia hansênica no quadro das neuropatias periféricas e que 7,2% dos pacientes com diagnóstico de hanseníase apresentam grau dois de incapacidade (Ministério da Saúde 2009), ou seja, lesões neurológicas irreversíveis, e ainda que é relevante o número de pessoas com deformidades estigmatizantes devido à neuropatia periférica, é proposto o desenvolvimento de métodos de detecção precoce das lesões neurais. A proposta é realizar um estudo ultrassonográfico longitudinal, sistemático, em pacientes encaminhados do ambulatório de hanseníase do HC-FMRP-USP, antes e após o tratamento poliquimioterápico, para compreender melhor os aspectos de imagem de nervos periféricos desta doença, pois os dados são escassos na literatura médica e não há ainda nenhum estudo evolutivo da imagem ultrassonográfica após o tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUGAO, HELENA BARBOSA; CIPRIANI FRADE, MARCO ANDREY; MARQUES-, JR., WILSON; FOSS, NORMA TIRABOSCHI; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO HENRIQUE. Ultrasonography of Leprosy Neuropathy: A Longitudinal Prospective Study. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 10, n. 11 NOV 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.