Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de implantação da rede de atenção a saúde materno infantil no DRS III de Araraquara: a atenção básica como ordenadora da atenção em rede

Processo: 12/51827-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Silvia Matumoto
Beneficiário:Silvia Matumoto
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde  Gestão em saúde  Regionalização  Sistema Único de Saúde  Saúde materno-infantil 

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objeto a rede de atenção à saúde materno infantil em processo de implantação no Departamento Regional de Saúde III de Araraquara (DRS III), em suas quatro regiões de gestão. A problemática emergiu do processo de pactuação regional para atender às necessidades dos municípios de implementar ações que impactem no atual quadro de morbi-mortalidade materno infantil e melhorem a qualidade da atenção. Seu objetivo é acompanhar e analisar o processo de implantação da rede de atenção à saúde materno infantil no DRS III de Araraquara, tendo a atenção básica como ordenadora da atenção em rede. Empreender-se-á uma pesquisa-intervenção, processo no qual produção de conhecimento e transformação da realidade são ações concomitantes, fruto da interação entre pesquisadores, sujeitos e objeto de estudo. Será realizada análise de documentos relacionados à rede de atenção materno infantil dos municípios da região, através da técnica de análise de conteúdo temática. Os sujeitos do estudo será o grupo de profissionais responsáveis pela operacionalização da rede de atenção materno infantil nos municípios do DRS-III. Os pesquisadores inserir-se-ão neste grupo de trabalho para produção conjunta da pesquisa-intervenção no processo de implantação da rede. O método da pesquisa-intervenção é a cartografia, cujo referencial teórico e metodológico apoia-se em autores da análise institucional. Serão acompanhados os grupos de trabalho dos quatro colegiados de gestão regional, durante o período de um ano. A análise será norteada pelo referencial teórico que se apoia em conceitos da atenção básica como ordenadora da atenção, rede de atenção à saúde, movimento institucionalista. A equipe proponente do projeto constituiu-se como grupo locorregional de pesquisa a partir da realização do projeto aprovado no Edital FAPESP 2009 - PPSUS - SP - Processo FAPESP: 2009/53139-0, fortalecendo a produção de conhecimentos para o SUS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINIRA MAGALI FORTUNA; LUANA PINHO DE MESQUITA; SILVIA MATUMOTO; GILLES MONCEAU. A análise de implicação de pesquisadores em uma pesquisa-intervenção na Rede Cegonha: ferramenta da análise institucional. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 9, p. -, 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.