Auxílio à pesquisa 12/51502-3 - Ecossistemas aquáticos, Bacia hidrográfica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisas ecológicas de longa duração nas bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo e Represa da UHE Carlos Botelho, Itirapina, SP, Brasil (PELD)

Processo: 12/51502-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Acordo de Cooperação: CNPq-PELD
Pesquisador responsável:José Galizia Tundisi
Beneficiário:José Galizia Tundisi
Instituição Sede: Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental. São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas aquáticos  Bacia hidrográfica  Represas  Monitoramento ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacia Hidrografica | Difusao Cientifica | Ecossistemas | Ecotoxicidade | Represas | Servicos Ecossistemicos

Resumo

Esta proposta apresenta o histórico do desenvolvimento do sítio PELD – Pesquisas Ecológicas de Longa Duração nas bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo, na represa da UHE Carlos Botelho e os aportes ao projeto para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e difusão tecnológica para o período de 42 meses. O projeto da represa de UHE Carlos Botelho (Lobo, Broa) e na bacia hidrográfica dos rios Itaqueri e Lobo iniciou-se em 1971. Durante o período de 41 anos um grande e diversificado volume de informações foi desenvolvido sobre as características do sítio, sua dinâmica e principais mecanismos de funcionamento e interações na bacia hidrográfica, nos tributários e na represa. Um considerável aporte sobre a dinâmica de produtividade primária, interações climatologia – hidrologia – biologia, biodiversidade aquática, ciclos biogeoquímicos foi produzido com reflexos importantes para a conservação e gerenciamento. Para os próximos 42 meses, novos aportes e inovações são propostos: a) valoração dos serviços de ecossistêmicos na bacia hidrográfica e na represa; b) toxicidade e ecotoxicidade nos tributários e na represa; c) avaliação completa das condições sanitárias da represa para apresentação as autoridades e gestores; d) difusão do conhecimento para os gestores municipais, sociedade e grande público em geral, alunos das escolas públicas municipais e estaduais; professores das escolas públicas e estaduais. Serão produzidas publicações cientificas especializadas (livros e trabalhos científicos) cartilhas, mapas, cadernos do professor, plano de gestão integrada da bacia hidrográfica e rios Itaqueri e Lobo. As atividades de monitoramento em tempo real terão continuidade, bem como os levantamentos permanentes sobre as comunidades aquáticas e os ciclos dos principais nutrientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)