Resumo
A maneira com que tomadores de decisão e o público percebem e respondem localmente aos impactos de mudanças de grande escala, incluindo riscos econômicos e de saída, depende não só do contexto social, cultural e político como também de como as evidências científicas são apresentadas. Esta proposta foca na identificação de fatores que podem facilitar a mudança no entendimento, nas atitudes, nos valores e nas tomadas de decisão sobre riscos climáticos locais e estratégias de adaptação entre tomadores de decisão e organizações de interesse em estudos de casos em comunidades no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. A hipótese deste estudo é de que o entendimento do risco das mudanças climáticas é melhor assimilado quando co-produzido com bases científicas aliadas a um contexto social, político e cultural. Esta pesquisa irá analisar fatores dentro de um contexto social que afetam o planejamento de estratégias de adaptação e mudanças nas políticas públicas (capacidade adaptativa) e respostas de organizações chave quando expostas interativamente a simulações computacionais de cenários de mudanças em reuniões de planejamento participativo. O projeto pretende utilizar: (1) O estado da arte em ferramentas de visualização desenvolvidas pelo Brasil e Estados Unidos, (2) questionários sofisticados e ferramentas de avaliação de escolhas, e (3) estudos de risco utilizando um índice de Capacidade Adaptativa desenvolvido no Reino Unido. Estas ferramentas de visualização integram informações científicas e dados econômicos na escala municipal local de cada país, e ilustram impactos potenciais, risco econômico, opções de adaptação e análises de custo-benefício projetadas temporalmente. Os dados incluem mudanças no nível do mar, temperatura, frequência de tempestades, precipitação pluviométrica, e outras variáveis para os últimos 100 anos além de projeções de alta resolução em intervalos de 5-10 anos até 2080 seguindo os cenários propostos pelo 5º IPCC AR. Os resultados esperados incluem a geração de um novo sistema de avaliação para quantificar a influência da integração de dados científicos, econômicos e culturais no planejamento adaptativo e tomadas de decisão. Este sistema visa melhorar a habilidade de interação entre cientistas e tomadores de decisão. (AU)
Publicações científicas
(4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LYRA, ANDRE;
TAVARES, PRISCILA;
CHOU, SIN CHAN;
SUEIRO, GUSTAVO;
DERECZYNSKI, CLAUDINE;
SONDERMANN, MARCELY;
SILVA, ADAN;
MARENGO, JOSE;
GIAROLLA, ANGELICA.
Climate change projections over three metropolitan regions in Southeast Brazil using the non-hydrostatic Eta regional climate model at 5-km resolution.
THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY,
v. 132,
n. 1-2,
p. 663-682,
APR 2018.
Citações Web of Science: 5.
MARENGO, JOSE A.;
NUNES, LUCI H.;
SOUZA, CELIA R. G.;
HARARI, JOSEPH;
MULLER-KARGER, FRANK;
GRECO, ROBERTO;
HOSOKAWA, EDUARDO K.;
TABUCHI, ERNESTO K.;
MERRILL, SAMUEL B.;
REYNOLDS, CATHERINE J.;
PELLING, MARK;
ALVES, LINCOLN M.;
ARAGAO, LUIZ E.;
CHOU, SIN C.;
MOREIRA, FABIANO;
PATERSON, SHONA;
LOCKMAN, JONATHAN T.;
GRAY, ALEXANDER G.
A globally deployable strategy for co-development of adaptation preferences to sea-level rise: the public participation case of Santos, Brazil.
NATURAL HAZARDS,
v. 88,
n. 1,
p. 39-53,
AUG 2017.
Citações Web of Science: 1.