Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle robusto tolerante a falhas de movimentos coordenados de robôs heterogêneos

Processo: 12/08106-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Marco Henrique Terra
Beneficiário:Marco Henrique Terra
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Robótica  Robôs  Helicópteros  Controle robusto  Saltos markovianos 

Resumo

Este projeto trata da coordenação de robôs heterogêneos que consistem em múltiplos robôs helicópteros e robôs móveis com rodas (RMRs), de modo que estes sigam um líder. Serão projetados reguladores recursivos para controlar individualmente os helicópteros e os RMRs. Será projetado um controlador tolerante a falhas baseado em sistemas lineares sujeitos a saltos Markovianos para garantir o movimento coordenado desses robôs heterogêneos. Um sistema de câmeras Vicon, que está sendo solicitado neste projeto, será instalado para localizar as posições dos helicópteros e dos RMRs em um ambiente fechado de maneira bastante precisa. Este sistema também será bastante importante para outros projetos que estão sendo desenvolvidos no Centro de Robótica de São Carlos, criado pela USP recentemente. A pesquisa básica relacionada com coordenação de robôs heterogêneos se insere em um contexto tecnológico bastante complexo e desafiador relacionado com aplicações civis e militares para as próximas décadas onde helicópteros, aviões e carros autônomos serão cada vez mais comuns. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVEZ-FUENTES, JORGE R.; COSTA, EDUARDO F.; MAYTA, JORGE E.; TERRA, MARCO H. Regularity and stability analysis of discrete-time Markov jump linear singular systems. AUTOMATICA, v. 76, p. 32-40, FEB 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.