Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma ilha assombrada por demônios: a controvérsia entre John Webster e Joseph Glanvill e os desdobramentos filosóficos e religiosos da demonologia na Inglaterra da Restauração (1660-1680)

Processo: 13/12175-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Laura de Mello e Souza
Beneficiário:Laura de Mello e Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da Inglaterra  História das ideias  Demonologia  Feitiçaria  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bruxaria | Demonologia | História da Inglaterra | John Webster | Joseph Glanvill | História das Ideias

Resumo

A partir da controvérsia entre John Webster (1610-1682) e Joseph Glanvill (1636-1680) em torno da bruxaria como um pacto diabólico propõe-se compreender em alguma medida o sentido que a demonologia poderia adquirir na Inglaterra da Restauração e relacionar a polêmica de ambos com o declínio da perseguição às bruxas. A demonologia é entendida como uma literatura controversa dotada de dimensão cognitiva e social e dedicada ao preternatural, ou seja, a eventos que estariam nas fronteiras entre o natural e o sobrenatural. As obras de demonologia se apropriaram de modo eclético de argumentos, teorias e de episódios oriundos das mais diversas fontes e os organizaram em torno de alguns tópicos fundamentais. A demonologia esteve relacionada com diferentes lugares, épocas e saberes, em especial a filosofia natural e a teologia. Tendo isso em vista, os tratados de demonologia de Webster e Glanvill, The displaying of supposed witchcraft (1677) e Saducismus triumphatus (1688), foram estudados em paralelo, colocados em confronto, relacionados com outros escritos deles, associados às discussões demonológicas e ao contexto intelectual e histórico. A polêmica entre Webster e Glanvill mostrou que a demonologia se apresentava como uma maneira de advogar compromissos de natureza filosófica e religiosa que estavam relacionados com o surgimento da ciência moderna e com a diversidade religiosa existente na Inglaterra. Mas, apesar dessa flexibilidade, a demonologia entrou em declínio à medida que avançou o ceticismo das autoridades com relação ao crime da bruxaria e a experiência se tornou experimentação. O fim dos julgamentos de bruxas impossibilitou que a demonologia se adequasse a requisitos mais rigorosos, e impossíveis, de evidência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)