Busca avançada
Ano de início
Entree

Democracia em debate

Processo: 13/11839-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Elide Rugai Bastos
Instituição-sede: Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Democracia  Periódicos científicos  Artigos de periódicos 

Resumo

Sabemos ser problemático sustentar a idéia da democracia como dona de uma história única. Na verdade são muitas histórias em tempos e espaços muito diversos. Na verdade, sua implantação requer exigências normativas e parâmetros comparativos bastante diversos, tanto no passado como na história moderna e recente.Assim, no número 89 da revista Lua Nova, busca-se abordar parte dessa complexidade, apresentando um conjunto de textos que confirmam a variedade de referências e de abordagens sobre desse debate. A variedade analítica comparece tanto na forma de reflexões teórico-normativas quanto de artigos históricos narrando importantes experiências empíricas. O fio principal que une as diferentes narrativas é a preocupação em desvelar na trama das democracias atuais os principais obstáculos a sua radicalização substantiva. Assim, contamos com uma gama de autores pertencentes a diferentes universidades nacionais e estrangeiras. Apresentam-se experiências internacionais, algumas pouco familiares a nosso público leitor. Intelectuais de várias nacionalidades - austríaca, italiana, indiana, americana, grega - apresentam artigos originais descrevendo experiências as mais diversas: o maoísmo na índia, a Viena Vermelha, a Grécia antiga, o socialismo europeu.Ressaltamos que os autores pertencentes às diversas universidades, nacionais (três) e estrangeiras (cinco) apresentaram artigos originais, sendo que os últimos afirmaram seu interesse de que seus artigos fossem traduzidos para português afim de que sejam publicados de forma bilíngüe nos sites de suas instituições. (AU)