Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas de eliminação da malária residual na Amazônia rural brasileira: estratégia de investigação de reservatórios de Plasmodium vivax

Processo: 13/02764-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Marcelo Urbano Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Marcia Caldas de Castro
Assunto(s):Malária  Plasmodium vivax  Controle de infecções  Amazônia Brasileira 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_31_70_71.pdf

Resumo

O Brasil contribui atualmente com 56% dos casos de malária registrados nas Américas e no Caribe (260 mil casos novos notificados em 2012, 85% dos quais causados por Plasmodium vivax). Este projeto tem como objetivo geral implementar e avaliar uma estratégia de detecção de potenciais reservatórios de infecção em áreas de transmissão residual de malária através do monitoramento de focos de transmissão em torno de episódios clínicos diagnosticados no município de Acrelândia, extremo leste do estado do Acre. Os objetivos específicos são: (a) classificar novos episódios de malária confirmados laboratorialmente, ao longo de 12 meses, como casos autóctones, recaídas, casos importados ou casos introduzidos; (b) avaliar a eficácia da detecção novas infecções em torno de cada caso índice, combinando a microscopia convencional e o diagnóstico molecular, comparando o monitoramento do foco potencial de transmissão com o monitoramento de domicílios fora do foco potencial de transmissão mas pertencentes à mesma localidade; e (c) determinar os elos epidemiológicos entre as infecções maláricas diagnosticadas por meio da genotipagem dos parasitos obtidos durante o monitoramento dos focos potenciais de transmissão. Espera-se, deste modo, traduzir evidências científicas em intervenções efetivas para a eliminação de focos de transmissão residual de malária no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONTOURA, PABLO S.; FINCO, BRUNA F.; LIMA, NATHALIA F.; DE CARVALHO, JR., JAQUES F.; VINETZ, JOSEPH M.; CASTRO, MARCIA C.; FERREIRA, MARCELO U. Reactive Case Detection for Plasmodium vivax Malaria Elimination in Rural Amazonia. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 10, n. 12 DEC 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.