Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações entre Brasil e Estados Unidos no contexto da Aliança para o Progresso (1961-1964)

Resumo

O projeto pretende investigar as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos durante os governos Jânio Quadros e João Goulart (1961-1964), com foco na maneira pela qual foi implementada no Brasil a chamada Aliança para o Progresso, o programa de ajuda econômica do governo Kennedy para a América Latina. A pesquisa visa resolver dois problemas fundamentais: primeiro, tomando-se o Brasil como estudo de caso, objetiva-se compreender os motivos que levaram ao fracasso da Aliança para o Progresso no continente; segundo, pretende-se identificar qual teria sido o papel do programa norte-americano para a desestabilização do governo Goulart. O projeto utilizará amplo leque de evidências empíricas, incluíndo documentação diplomática do Brasil e dos Estados Unidos, documentação empresarial brasileira e norte-americana, e fontes de organismos financeiros multilaterais, com destaque para as do Fundo Monetário Internacional (FMI). Espera-se que o projeto possa contribuir não apenas para esclarecer um episódio central e ainda relativamente pouco estudado da história das relações entre Estados Unidos e América Latina, mas, sobretudo, avançar na compreensão de aspectos importantes da crise da democracia brasileira do pós-guerra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUREIRO, FELIPE PEREIRA. The Alliance for Progress and President JoAo Goulart's Three-Year Plan: the deterioration of US-Brazilian Relations in Cold War Brazil (1962). COLD WAR HISTORY, v. 17, n. 1, p. 61-79, FEB 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.