Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema e educação: tela, espelho e janela

Processo: 13/03706-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rogério de Almeida
Beneficiário:Rogério de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema  Narrativa cinematográfica  Hermenêutica  Imaginário 

Resumo

Esta pesquisa visa ao estudo das relações entre educação, em sua perspectiva formativa, e cinema, compreendido como tela (dispositivo, linguagem, arte, discurso, narrativa etc.), espelho (metáfora da identificação subjetiva do espectador) e janela (proposição de mundo em busca de uma compreensão da realidade). Os processos que envolvem a leitura, interpretação e compreensão das narrativas fílmicas serão privilegiados nesta abordagem, que levantará o universo imaginário das obras cinematográficas, a partir de recortes temáticos (as distopias contemporâneas, a metalinguagem) e de diretores (Woody Allen, David Lynch e Bela Tárr). O referencial teórico engloba três vertentes: a cinematográfica (Xavier, Einsenstein, Almont, Bordwell etc.), a formativa (Freire, Candido, Larrosa, Nietzsche, Ricoeur etc.) e a do imaginário (Durand, Bachelard, Morin, Cassirer, etc.) e a metodologia se sustenta pela abordagem fenomenológico-compreensiva e hermenêutico-simbólica. (AU)