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Avaliando valores em escolares e seus professores: proposta de construção de uma escala

Processo: 13/09398-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2013 - 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marialva Rossi Tavares
Beneficiário:Marialva Rossi Tavares
Instituição-sede: Fundação Carlos Chagas (FCC). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Ana Paula da Silveira Simões Pedro ; Dalton Francisco de Andrade ; Denise D´Aurea Tardeli ; José María Avilés Martínez ; Luciene Regina Paulino Tognetta ; Maria Suzana de Stefano Menin ; Patrícia Unger Raphael Bataglia ; Raul Aragão Martins ; Telma Pileggi Vinha
Assunto(s):Educação moral  Valores sociais  Ensino fundamental e médio  Escalas (psicometria)  Teoria de resposta ao item 

Resumo

Este projeto de pesquisa, já em andamento, tem como objetivo construir, aplicar e validar, uma escala que mensure a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em escolares do ensino fundamental (segundo ciclo) e do ensino médio e professores de educação básica. A escala está sendo construída e já foram realizadas algumas aplicações na forma de testes-piloto. Pretende-se, em continuidade, com auxílio da FAPESP, aplicá-la em cerca de 5000 respondentes e validá-la. O projeto está sendo realizado na Fundação Carlos Chagas, sob a coordenação da pesquisadora Dra. Marialva Tavares e da professora Dra. Maria Suzana De Stefano Menin (UNESP) e conta com uma equipe de pesquisadores de diferentes universidades (UNICAMP, UNESP, UNIFRAN, UFSC, UNISANTOS) e pesquisadores-avaliadores da FCC. Teoricamente, o projeto inspira-se em autores do desenvolvimento moral tais como, Piaget, Kohlberg, Selman, e pesquisadores brasileiros como La Taille, Menin, Tognetta, Vinha, Tardeli, Martins, entre outros. A metodologia envolverá a elaboração de itens em função dos valores e seus descritores na forma de histórias em situações-problema e com o oferecimento de alternativas pró e contra valores em níveis de descentração de perspectiva social. Serão investigadas variáveis de pertença social dos respondentes, assim, como relativas ao ambiente relacional e sócio moral das escolas e de suas famílias. A análise dos resultados contará, entre outros métodos, com a Teoria das Respostas ao Ítem (TRI). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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