Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do biglicam na atividade invasiva do trofoblasto

Resumo

O biglicam pertence à família dos pequenos proteoglicanos ricos em leucina que apresenta funções diversas entre as quais se destaca um papel regulador em processos de migração celular. Particularmente, em macrófagos, a via de sinalização neste processo se inicia com sua ligação a receptores do tipo Toll-like (TRL) 2 e 4, o que ativa ERK, p38, MAPK1/2 e NFºB, resultando em um aumento da atividade migratória e maior produção de citocinas pró-inflamatórias por estas células. Resultados obtidos anteriormente em nosso laboratório localizaram o biglicam no citoplasma de células trofoblásticas, em placentas de primeiro trimestre da gestação, que apresentam atividade invasiva, mas não nesta mesma população celular em placentas de fases mais tardias em que a atividade invasiva destas células é reduzida ou quase ausente. Nas patologias gestacionais em que a invasividade trofoblástica esta exacerbada, tais como placenta acreta, mola invasora e coriocarcinoma, este proteoglicano também foi localizado no citoplasma das células invasivas. Estes achados sugerem um papel para o biglicam na migração e invasão também destas células na interface materno-fetal. Neste contexto, a hipótese deste estudo é de que o biglicam de alguma forma participa dos mecanismos que regulam a atividade invasiva da população trofoblástica extravilosa. Neste estudo serão analisados in vitro os efeitos deste proteoglicano na atividade funcional das células do trofoblásticas extravilosas de placentas humanas, mediados por receptores to tipo TLR-2 e -4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORBELY, ALEXANDRE U.; SANDRI, SILVANA; FERNANDES, ISABELLA R.; PRADO, KAREN M.; CARDOSO, ELAINE C.; CORREA-SILVA, SIMONE; ALBUQUERQUE, RENATA; KNOEFLER, MARTIN; BELTRAO-BRAGA, PATRICIA; CAMPA, ANA; et al. The term basal plate of the human placenta as a source of functional extravillous trophoblast cells. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 12, . (13/12243-5, 09/05354-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.