Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de resíduos superficiais na adsorção de poluentes ambientais em óxido de grafeno

Resumo

Nanomateriais tem sido utilizados na remediação de poluentes orgânicos presentes na água por apresentarem grande área superficial e boa solubilidade - características que permitem a adsorção física ou química dos poluentes. O óxido de grafeno (GO) é um importante nanomaterial que tem sido utilizado em diversas aplicações devido a sua composição química versátil. Resultados experimentais de testes biológicos com um importante poluente ambiental - 1-nitropireno (1-NP) - em água indicaram que o GO apresenta uma capacidade menor de reduzir a mutagenicidade do 1-NP quando comparada a nanotubos de carbono. A redução da mutagenicidade é resultado da diminuição da biodisponibilidade do 1-NP por meio de sua adsorção superficial no nanomaterial. Neste projeto pretendemos investigar a interação de moléculas de 1-NP com a superfície de GO por meio de simulações de dinâmica molecular clássica. Investigaremos principalmente o efeito de resíduos (debris) no processo de adsorção do 1-NP pelo GO. Esses resíduos são pedaços de grafeno altamente oxidados que são gerados no processo de purificação do GO e geralmente se apresentam fisisorvidos nas superfícies do GO. Com esse estudo, pretendemos entender melhor a interação 1-NP/GO para propor meios de maximizar a capacidade de adsorção do GO e torná-lo um possível remediador de poluentes ambientais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLUCI, VITOR R.; MARTINEZ, DIEGO STEFANI T.; HONORIO, JAQUELINE G.; DE FARIA, ANDREIA F.; MORALES, DANIEL A.; SKAF, MUNIR S.; ALVES, OSWALDO L.; UMBUZEIRO, GISELA A. Noncovalent Interaction with Graphene Oxide: The Crucial Role of Oxidative Debris. Journal of Physical Chemistry C, v. 118, n. 4, p. 2187-2193, JAN 30 2014. Citações Web of Science: 36.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.