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Criação e sustentabilidade de negócios empreendedores no entorno da arena de eventos esportivos

Processo: 13/05928-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Vânia Maria Jorge Nassif
Beneficiário:Vânia Maria Jorge Nassif
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cândido Vieira Borges Jr ; Edmilson de Oliveira Lima ; Fernando Antonio Prado Gimenez ; Juvêncio Braga de Lima ; Marcos Hashimoto
Assunto(s):Administração esportiva  Empreendedorismo  Eventos esportivos  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criação de Negócios | Empreendedores | Empreendedorismo | Eventos esportivos | Gestão do Esporte | Sustentabilidade | Empreendedorismo e Gestão do Esporte

Resumo

A pesquisa tem por objetivo identificar como os empreendedores criam, desenvolvem e alcançam sustentabilidade nos negócios no entorno das arenas de eventos esportivos. Os objetivos específicos são: (1) examinar quais são os aspectos que impulsionam os empreendedores a construírem seus negócios, estimulados por grandes eventos esportivos; (2) levantar quais são as estratégias que os empreendedores utilizam para identificar e explorar as oportunidades no entorno de grandes eventos esportivos; (3) identificar quais são as dificuldades, obstáculos e os aspectos facilitadores que empreendedores enfrentam no processo de criação e desenvolvimento dos negócios; (4) identificar como os empreendedores mobilizam os recursos necessários para a criação e desenvolvimento dos negócios e, (5) analisar os aspectos de gestão dos negócios no entorno de eventos esportivos. A abordagem é qualitativa e exploratória e abrangerá as doze cidades que hospedarão a Copa do Mundo (2014), tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Salvador e Cuiabá contando para isso, com a participação de pesquisadores que estão estabelecidos em diferentes regiões brasileiras. Serão analisados dois casos do entorno das arenas dos eventos esportivos nas 12 cidades-sede do evento, contemplando assim, a construção de 24 casos. Os critérios para selecionar os casos são: (1) mapear, junto aos órgãos oficiais de cada cidade, quais e quantas empresas se estabeleceram ou vão se estabelecer no entorno das arenas dos eventos esportivos; (2) pequenas empresas, de 10 a 49 funcionários (IBGE/Sebrae); (3) setor formal de comércio ou serviços; (4) criadas pela motivação dos eventos esportivos. A coleta de dados será por meio de entrevistas com o fundador do negócio, além de observação in loco. Os dados serão tratados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977) e organizados em categorias de respostas, cujo intuito é o de criar, por meio dos resultados da pesquisa, uma tipologia de sustentabilidade para negócios empreendedores. Essa tipologia poderá trazer contribuições para empreendedores motivados em criar seus próprios negócios. (AU)

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