Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de sítio de divisão em Xanthomonas citri subsp. citri: caracterização de minCD

Processo: 13/14013-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Henrique Ferreira
Beneficiário:Henrique Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados:José Belasque Junior ; Mauricio Bacci Junior
Assunto(s):Fitopatologia  Cancro (doença de planta)  Xanthomonas  Caulobacter crescentus  Anti-infecciosos  Divisão celular 

Resumo

Recentemente em nosso grupo observamos a existência de semelhanças entre os sistemas de segregação cromossômica e divisão celular de Xanthomonas citri (Xac) e Caulobacter crescentus (C. crescentus) (A.P. Ucci e H. Ferreira, in preparation; manuscrito em anexo). Tais semelhanças nos levam a considerar a existência de um fator em Xac, ainda não identificado, que atue no posicionamento do anel Z de divisão celular e que em C. crescentus recebeu o nome de MipZ. MipZ é um inibidor da polimerização de FtsZ que possui localização celular dependente do centrômero bacteriano. Iniciando-se a replicação do material genético, as origens de replicação dos cromossomos (região centromérica) são duplicadas e segregadas, e em células pre-divisionais, encontramos cada uma das origens ocupando um dos polos celulares tanto em Xac quanto em C. crescentus (em ambas a segregação de origens é assimétrica). Considerando-se que MipZ em C. crescentus é guiado pelo centrômero, a estrutura centrômero/MipZ garante que este inibidor de FtsZ esteja sempre em menor quantidade no centro da célula, que é onde o septo ou anel Z irá se formar. Este controle de posicionamento do septo não é utilizado, por exemplo, no modelo E. coli. Em E. coli as proteínas MinCDE operam na seleção do sitio de divisão, onde MinD se localiza nos polos celulares e recruta o inibidor de FtsZ MinC. Estando MinCD localizado nos polos, a região com menor concentração de inibidor de Z é novamente o centro e seria o local mais propício à formação do septo divisional. Finalmente, C. crescentus não possui MinCDE e E. coli não possui MipZ, entretanto, Xac possui em seu genoma ORFs anotadas como minCDE e poderia apresentar ainda um homólogo de mipZ. Perguntamos: Xac possui mipZ funcional? Se sim, como ela lida com o posicionamento do septo contendo dois sistemas distintos, um semelhante a C. crescentus e outro semelhante a E. coli, mas que teoricamente funcionam com o mesmo objetivo? Alternativamente, Xac pode controlar posicionamento de septo através da atuação de MinCDE e não possui um homólogo funcional de MipZ? Temos um projeto vigente de aluna de doutorado que contempla a busca do homólogo de mipZ de C. crescentus em Xac (FAPESP doutorado 2010/02041-8 Amanda Piovesan Ucci e BEPE 2012/09252-0). Gostaríamos, na presente proposta, de buscar indícios da funcionalidade de minCD em Xac. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LORENZONI, ANDRE S. G.; DANTAS, GIORDANNI C.; BERGSMA, TESSA; FERREIRA, HENRIQUE; SCHEFFERS, DIRK-JAN. Xanthomonas citri MinC Oscillates from Pole to Pole to Ensure Proper Cell Division and Shape. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 8, JUL 19 2017. Citações Web of Science: 3.
LACERDA, LILIAN A.; CAVALCA, LUCIA B.; MARTINS, PAULA M. M.; GOVONE, JOSE S.; BACCI, JR., MAURICIO; FERREIRA, HENRIQUE. Protein depletion using the arabinose promoter in Xanthomonas citri subsp citri. PLASMID, v. 90, p. 44-52, MAR 2017. Citações Web of Science: 2.
SUMARES, JULIA A. P.; MORAO, LUANA GALVAO; MARTINS, PAULA M. M.; MARTINS, DANIELA A. B.; GOMES, ELENI; BELASQUE, JR., JOSE; FERREIRA, HENRIQUE. Temperature stress promotes cell division arrest in Xanthomonas citri subsp citri. MICROBIOLOGYOPEN, v. 5, n. 2, p. 244-253, APR 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.