Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância da proliferação e recirculação de Linfócitos T CD8 efetores de memória para o sucesso da vacinação genética usando a estratégia de prime-boost heterólogo

Processo: 13/13668-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maurício Martins Rodrigues
Beneficiário:Maurício Martins Rodrigues
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Jose Ronnie Carvalho de Vasconcelos
Assunto(s):Doença de Chagas  Trypanosoma cruzi  Linfócitos T CD8-positivos  Vacinas de DNA 

Resumo

Linfócitos T CD8+ restritos por moléculas de histocompatibilidade do complexo Ia são importantes para a sobrevivência do hospedeiro após infecções virais, bacterianas, fúngicas ou parasitárias. Baseada neste conhecimento, acredita-se que a indução destas células será importante para geração de novas vacinas. Nos últimos 20 anos, evidências sólidas demonstraram que o regime de "prime-boost" heterólogo alcança os melhores resultados em termos de indução de células de CD8+ T efetoras de memória de longa duração protetoras contra diversas infecções experimentais. Embora este regime esteja sendo usado com cada vez mais frequência, como é o caso de muitas vacinas, os mecanismos que suportam sua eficácia ainda são largamente desconhecidos. Certamente parte da sua eficácia depende da geração e manutenção de um grande número de linfócitos específicos poli-funcionais. Entretanto, outras características específicas também podem ser importantes. Será nosso objetivo neste projeto estudar 2 aspectos importantes que podem estar relacionados ao sucesso desta estratégia de vacinação. Assim, testaremos se após o desafio infeccioso, a proliferação e/ou a recirculação dos linfócitos T em geral, e mais especificamente CD8+ específicos, são críticos para a imunidade protetora observada.Para este fim, camundongos serão submetidos à imunização com DNA plasmidial recombinante ("priming") seguida de um reforço ("boost") com adenovírus humano do tipo 5 deficiente em replicação ambos expressando o gene da proteína 2 da superfície de amastigotas de Trypanosoma cruzi. Após o desafio com o T. cruzi, determinaremos o fenótipo e a função dos linfócitos T CD8+ específicos que proliferam e recirculam. A fim de determinar a relevância destes eventos para a imunidade protetora, inibiremos a proliferação destes linfócitos pelo tratamento com a droga hidroxiuréia ou a recirculação destes com a droga FTY-720. Esperamos com estes experimentos determinar o fenótipo e a função dos linfócitos T CD8+ do tipo efetores de memória responsáveis pela imunidade protetora e a importância da proliferação e recirculação destes no sucesso da vacinação empregando a estratégia de "prime-boost' heterólogo. Estes conhecimentos são importantes para o desenvolvimento de vacinas mais eficazes e a compreensão dos mecanismos imunológicos de proteção de mediada por linfócitos T de memória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIRGILIO, FERNANDO DOS SANTOS; PONTES, CAMILA; DOMINGUEZ, MARIANA RIBEIRO; ERSCHING, JONATAN; RODRIGUES, MAURICIO MARTINS; VASCONCELOS, JOSE RONNIE. CD8(+) T Cell-Mediated Immunity during Trypanosoma cruzi Infection: A Path for Vaccine Development?. Mediators of Inflammation, 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.